Já são mais de 20 bilhões comprando pela internet e descobrindo novas facilidades na hora das compras
Mais de 20 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra pela internet no ano passado, segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust. O balanço das vendas on-line em 2020 registrou um crescimento de 68%, com um faturamento de R$ 126,3 bilhões, e mais de 300 milhões de pedidos realizados pelos consumidores.
Apesar das vantagens das compras on-line, porém, o crescimento desse setor faz surgirem dois problemas: o aumento do número de golpes, e um maior risco de endividamento da população, atraída pelas facilidades e variedade que a internet oferece.
O consumidor precisa ficar atento o tempo todo, e pensando nisso, a startup Reduza (https://www.reduza.com.br/), uma plataforma gratuita que ajuda os consumidores a compararem preços e fretes, lançou recursos que ajudam o consumidor a não cair em golpes ou pegadinhas. Para usar, basta colar o link da promoção anunciada, que a ferramenta vai analisar o preço com relação aos últimos 90 dias, com relação a outras lojas no mesmo dia, comparar o valor de frete e ainda testará cupons automaticamente. Além disso, a ferramenta diz se o site é confiável ou se o link colado é de um site que quer roubar seu dinheiro ou seus dados.
De acordo com o Amador Gonçalves Neto, um dos fundadores da plataforma e pegamos algumas dicas que são essenciais para que o consumidor não saia no prejuízo com golpes e para que economize dinheiro com boas estratégias para suas compras online.
- Primeiro de tudo, o consumidor precisa ter em mente o que pretende comprar, planejamento é fundamental para não cair nas tentações, e acabar comprando coisas que não precisa. Por exemplo, se você quer comprar uma Smart TV nova, defina modelos, funcionalidades e marcas que você tem interesse e fique de olho.
- Cuidado com os gatilhos mentais, que nada mais são que estratégias das lojas para despertar em você, estímulos e sentimentos como: ansiedade, urgência, curiosidade, sensação de escassez, entre outros, que influenciam diretamente em suas tomadas de decisão. Então, fique atento e ciente de que mensagens como: últimas unidades, estoque limitado, últimos minutos e até mesmo uma contagem regressiva podem ser usadas como estratégias de vendas para te fazer comprar mais rápido e sem pensar muito.
Sabe quando você está reservando um quarto em um site de hotel e você descobre que é o último quarto disponível, que 10 pessoas estão olhando aquela oferta, e que aquele preço vai durar apenas 3 minutos? É isso que acaba levando você a tomar uma decisão inconscientemente, sem pensar muito para não perder aquela oportunidade, que na verdade pode ser uma grande estratégia de venda da loja.
- Garantia de preço: já imaginou se você tivesse comprado algo no Natal e agora nas liquidações você encontra o mesmo produto mais barato? Poucas pessoas sabem, mas a maioria dos cartões de crédito possuem vantagens e benefícios como a proteção de preço, que assegura a devolução da diferença do valor pago, caso o produto fique mais barato em até 30 dias após a data da compra. Verifique se o seu cartão possui esse benefício e também verifique as regras e condições de uso.
- Compare preços de forma inteligente: encontrou uma super promoção nas liquidações de janeiro? Tá, mas esse preço é o menor preço do dia se comparado a outras lojas? É o menor preço para a forma de pagamento que você deseja pagar? É o menor preço dos últimos 30 ou 60 dias? As respostas para essas perguntas são fundamentais para sua decisão de compra e você pode usar os comparadores de preço para tornar mais fácil a tomada de decisão de compra.
Se você vai pagar parcelado, tome sempre muito cuidado pois a maioria dos comparadores de preços, destacam apenas o valor à vista das lojas e isso pode acabar te levando para uma loja que não tem o menor preço de fato.
Em levantamento feito durante a Black Friday, o Reduza monitorou mais cerca de 95.356 buscas, entre os dias 23 a 30/11, e identificou que apenas 29,63% delas tinham realmente o menor preço, reforçando a importância do usuário ter esse cuidado o ano todo e não apenas na Black Friday ou Natal.
- Compare o valor do frete: de nada adianta o preço ser incrível, se o valor do frete não colaborar, por isso, compare o valor final da sua compra, valor do produto + valor do frete. O frete pode representar até 40% do valor de sua compra e pode variar em até 400% em média, de uma loja para outra. Enquanto uma loja pode cobrar R$ 150 pela entrega, uma outra pode cobrar apenas R$ 15 ou até mesmo enviar com frete grátis.
- Todo cuidado é pouco. Viu um preço impraticável por aí? Como uma Smart TV de 55" 4K por apenas R$ 599? Tenha cautela com preços muito baixos, pois pode ser um golpe. Geralmente os consumidores são atraídos por esses preços agressivos veiculados em anúncios de redes sociais que levam para uma página clonada de uma loja conhecida, com o objetivo de roubar os dados do usuário ou receber o dinheiro através de boleto bancário e não entregar a mercadoria.
O site Reduza, monitorou durante a Black Friday mais de 95.356 buscas de consumidores, e cerca de 2,1 mil consumidores traziam links de sites clonados, e no ato foram alertados sobre a possibilidade de golpe.
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Amanda Caroline de Oliveira
Diretora
amanda@atitudenews.com.br
(11) 98250-1190
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