MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 31 de março de 2021

Bracell fará escoamento de celulose por sistema rodo-ferroviário até o Porto de Santos

 


Multinacional fecha parceria com a MRS para utilização da malha ferroviária no escoamento de celulose

A nova fábrica da Bracell em construção (Projeto Star) tem movimentado a economia e contribuído com o desenvolvimento do país. Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, o novo volume de produção exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos. 

Caminhões vão transportar a celulose até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km.

Os cem primeiros vagões já foram entregues e estão prontos para iniciar as atividades. Produzidos pela Greenbrier Maxion, ao todo serão cerca de 463 vagões do modelo total sider FTT, que se caracteriza pela abertura de lona em toda a lateral do vagão. Equipado com o truque tipo Motion Control que se adequa às condições operacionais das ferrovias brasileiras, o FTT traz vantagens em relação aos modelos mais antigos, como redução da tara do vagão, aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, além de melhor ergonomia na operação e estanqueidade, evitando perda da carga com entrada de água durante o período de chuvas. As composições vão operar 24 horas, durante os 365 dias do ano. Cada composição será formada por 60 vagões e transporta o equivalente a 113 caminhões. 

Para viabilizar toda essa estrutura logística, a Bracell em parceria com a MRS tem realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 empregos. 

Para Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP, a solução logística adotada pela empresa priorizando o modal ferroviário traz uma série de benefícios que estão aliados com o meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, como a redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção. “Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, comentou. 

 

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Bracell will flow pulp through the road-rail system to Port of Santos

Multinational closes partnership with MRS for the use of the railway in the flow of pulp


Bracell's new mill under construction (Project Star) has been driving the economy and contributing to the country's development. Expected to start operating in the second half of this year, the new production volume will require a complex logistical operation for the transport of pulp from Lençóis Paulista to the Port of Santos.

Trucks will transport the pulp to the Intermodal Terminal in Pederneiras, which will continue the railway operated by MRS to the terminals in the Port of Santos. The railway distance from Pederneiras to Santos will be 510 kilometers.

The first 100 wagons have already been produced and are ready to start activities. Produced by Greenbrier Maxion, there will be around 463 wagons of the total sider FTT model, which is characterized by the opening of the tarpaulin on the entire side of the wagon. Equipped with the Motion Control truck that adapts to the operating conditions of the Brazilian railways, the FTT has advantages over the older models, such as reduced tare weight of the wagon, significant increase in cargo capacity by train and wagon, in addition to better ergonomics in operation and watertightness, preventing loss of load with water entering during the rainy season. 

The trains will operate 24 hours a day, 365 days a year. Each composition will consist of 60 wagons and carries the equivalent of 113 trucks. To make this logistical structure feasible, Bracell in partnership with MRS has made relevant investments, such as the construction of an operational base in Pederneiras, with an estimated generation of up to 70 jobs.

For Alberto Pagano, Head of Supply Chain at Bracell SP, the logistics solution adopted by the company prioritizing the railway modal brings a series of benefits that are allied with the environment and the sustainability of the business, such as the reduction in the volume of atmospheric emissions in the flow of production. “In addition to adhering to Bracell's sustainability guidelines, logistical operations will bring job opportunities both in the region close to the factory and in the Port of Santos. The delivery of the first wagons is an important milestone in the progress of the project that will guarantee Bracell's exports”, he commented.

 

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