De certa forma, os aventureiros têm altura livre maior que seus pares convencionais. Muito desse ganho se dá pelo uso de pneus de uso misto, que possuem laterais maiores, o que eleva altura do carro. É um ganho que não faz dele um competidor do Rali Dakar, mas ajuda a vencer buracos e lombadas no cotidiano. E isso é o que importa.
Testamos o Ka Freestyle 1.0, que chegou este ano para ocupar o lugar do finado Ka Action. Esse Ka chega seguindo a cartilha do EcoSport Freestyle, que foi a principal versão da primeira geração do jipinho por combinar visual mais arrojado e bom pacote de conteúdo. E o Ka é bastante fiel a esse propósito.
Nem lá, nem cá
O carrinho tem lista de conteúdos recheada: inclui itens como direção elétrica, ar-condicionado, multimídia (com Apple CarPlay, Android Auto, sensor de estacionamento gráfico), retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento parcial em couro, rodas de liga leve e faróis de neblina.
Itens que qualificam a versão, principalmente perante os aventureiros com motor 1.0, mas que fazem o preço sugerido se estabelecer em R$ 57.440. Valor que esbarra na versão inicial automática do modelo, que custa R$ 59 mil.
Trata-se de um valor elevado, que coloca o carrinho numa posição em que ele fica afastado dos aventureiros de entrada e próximo dos modelos com motores mais potentes, além de opção caixa automática.
Para se ter uma ideia, os aventureiros 1.0 se posicionam numa faixa entre R$ 43.500 e R$ 50 mil. Já os equipados com motores 1.3, 1.4 e 1.6 vão de R$ 60 mil a R$ 78 mil. Uma faixa em que a versão 1.5 automática se encaixa, em nada modestos R$ 69.390.
Raio-x Ford Ka Freestyle 1.0
O que é?
Hatch compacto de cinco lugares.
Onde é feito?
Produzido na unidade Camaçari (BA).
Quanto custa?
R$ 57.440
Com quem concorre?
O Ka Freestyle, pela motorização, concorreria com Fiat Mobi Way 1.0 (R$ 43.490), Fiat Uno Way 1.0 (R$ 49.990), Renault Kwid Outsider (R$ 45.390). No entanto, pela faixa de preço ele esbarra em Chevrolet Onix Activ (R$ 62.290), Fiat Argo Trekking 1.3 (R$ 59.990), Hyundai HB20X Vision 1.6 (R$ 62.990) e Renault Sandero Stepway 1.6 (R$ 62.390)
No dia a dia
Disputa a vice-liderança do mercado com o HB20 não por acaso. Trata-se de um automóvel compacto, mas com bom espaço interno devido a seu teto elevado e carroceria larga, de quase 1,70 metro, que garante boa visibilidade e permite ocupar quatro adultos e uma criança com dignidade. A versão Freestyle apenas decora o hatch com indumentária aventureira.
No uso cotidiano é um carrinho que resolve bem, pois cabe em qualquer brecha e as molduras em plástico que recobrem toda a parte inferior são uma proteção para quando a baliza está apertada demais.
O pacote farto de conteúdos faz dele uma referência entre seus rivais e garante comodidade à bordo. No entanto, um item que incomoda muito é a posição do controle d
Nenhum comentário:
Postar um comentário