Falta menos de um mês para o início do verão. Nesse período, é habitual o motorista enfrentar altas temperaturas no interior do veículo. Mas será que a cor da lataria pode influenciar na temperatura do carro internamente?
Geralmente, automóveis com cores escuras possuem maiores elevações na temperatura interna. Uma pesquisa revelou que, quando exposto ao sol, a temperatura do carro de cor escura pode variar de cinco a 20 graus dependendo da cor da lataria.
Mas por que será que isso acontece? O Notícias Automotivas conversou com uma especialista para explicar essa variação da temperatura do carro.
Maria Akutsu, chefe do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), explica que a superfície do automóvel com pintura escurecida acaba ficando mais quente em dias ensolarados. Consequentemente, esse calor pode ser transferido para o ambiente interno.
Podemos ter como comparação a lataria na cor preta e branca. Um carro com superfície lisa na cor branca absorve pouco menos de 20% da radiação solar incidente. Já um veículo de cor preta pode absorver mais de 95% da radiação solar. Ou seja, uma diferença muito grande entre ambos.
Uma análise feita em 1987 pela Revista Quatro Rodas provou que a temperatura do carro pode ser insuportável quando estiver exposto ao sol. A publicação colocou dois Chevrolet Monza (um de cor preta e outro branca) expostos ao sol durante algumas horas.
O resultado é impressionante: o Monza preto apresentou temperatura de 64 ºC, enquanto o Monza branco chegou a 55 ºC.
No Brasil, veículos em cor prata lideram em vendas. No entanto, os pretos também têm destaque, respetivamente. Apesar disso, o branco vem conquistando cada vez mais os consumidores. De acordo um estudo da PPG, em 2009 a preferência por essa cor representava 13%. Em 2016, esse número saltou para 37%.
Embora agrade muitas pessoas, veículos pretos apresentam outras desvantagens, além de influenciar na temperatura do carro. Esse tipo de coloração pode juntar muita poeira e até riscar a lataria. Vale lembrar que, nesse caso, os riscos ficam mais aparentes, em comparação com automóveis prata e branco, por exemplo.
Em decorrência disso, o proprietário terá que sempre se preocupar com a lavagem regularmente e realizar alguns polimentos para preservar a pintura.
Além disso, veículos escurecidos podem se envolver com mais facilidade em acidentes, uma vez que podem dificultar a visibilidades em período noturno.
Índice
Não é só a cor da lataria que influencia na temperatura
Vale ressaltar que a temperatura do carro não só é influenciada exclusivamente pela cor da lataria. Outros acessórios podem contribuir para que o seu automóvel vire um forno em dias ensolarados.
Materiais no interior do veículo podem colaborar para o aquecimento do mesmo. Podemos citar os bancos de couro, que esquentam bem mais do que os assentos de tecidos. A maioria dos carros tem revestimento escurecido, principalmente no painel e essa parte interna também provoca mais calor.
Dicas para diminuir a temperatura do carro
Maria Akutsu compartilha algumas dicas para amenizar a temperatura do carro, especialmente em dias quentes de verão.“Quando a temperatura do ar no interior do veículo atinge valores altos, maiores que o da temperatura do ar exterior, basta abrir as janelas para ventilar”, orienta a profissional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Se preferir ligar o ventilador do carro, é muito importante deixar o vidro aberto (pelo menos uma brecha), para que o ar quente no interior possa sair e, assim, ser substituído pelo ar externo mais frio.
“Quando isso não for suficiente, resta ligar o aparelho de ar condicionado. Mesmo quando se dispõe de sistema de ar condicionado, cores claras da lataria, boa isolação térmica e filmes tipo insulfilm nos vidros contribuem para a economia de energia gasta no condicionamento térmico”, explica Akutsu.
Outras dicas podem auxiliar no alívio do clima interno. Em dias de alta temperatura, antes de sair com o seu carro, abra todas as portas para que haja circulação de ar. Feito isso, ao entrar no veículo, abaixe os vidros para que o ar quente possa sair de vez do interior.
Nessa situação, é muito importante o motorista não ligar o sistema de ar condicionado do veículo logo quando entrar. Na ansiedade de sair logo e refrigerar o mais rápido possível, o condutor acaba ligando o ar, e isso pode acarretar sérios problemas.
Com os vidros abertos, ande com o seu automóvel com o sistema de refrigeração desligado. Quando perceber que a temperatura do carro está agradável, sem o excesso de calor, você, então, pode ligar o ar-condicionado do veículo.
Se fizer o contrário, ele gastará mais energia e passará a demorar mais de esfriar o interior.
Se preferir, um item muito usado em dias quentes é o protetor solar laminado. Toda vez que o motorista sair do carro, basta colocar o equipamento no vidro dianteiro para “bloquear” o calor.
Especialistas explicam que o item no vidro dianteiro consegue bloquear a entrada de luz do sol. Além disso, ele consegue preservar os componentes internos e outros objetos que você deixar no interior do veículo.
Geralmente, o protetor solar tem preço acessível. Na internet pode ser encontrado por menos de R$ 30.
Você também pode optar pelas cortinas para reduzir a temperatura do carro. Elas ajudam principalmente no vidro traseiro. Assim como o insulfilm, esse equipamento consegue proteger da incidência dos raios solares.
Nesse caso, elas costumam ser mais caras do que o protetor solar laminado.
Um hábito que também irá ajudar muito em dias quentes é colocar um pano (ou toalha) no volante. Em dias de verão, todo o interior do carro costuma ficar muito quente. O volante, que fica próximo do vidro dianteiro, fica muito exposto à luz solar.
Por fim, evite estacionar o veículo sob o sol. Procure por ambientes onde há sombra, assim a temperatura do carro não sofrerá muitas alterações. A garagem cobertura continua sendo a melhor opção.
Insulfilm ajuda a amenizar a temperatura interna do veículo?
Além de ajudar a manter a privacidade, as películas (insulfilms) podem contribuir para amenizar a temperatura do carro.
“Películas são colocadas nos vidros para diminuir a quantidade de radiação solar que penetra diretamente no ambiente interno. Esse fator é mais importante que a influência da cor, pois a quantidade de calor que atravessa os vidros é bem maior”, ressalta Maria Akutsu.
Com o bloqueio da incidência de raios UV, o sistema de ar condicionado do veículo trabalha com mais eficiência. Ou seja, em dias quentes, o próprio insulfilm pode ajudar a diminuir a temperatura interna.
O interior do seu veículo costuma ficar quente em dias ensolarados? Já percebeu uma diferença devido à cor do automóvel? Conte sua experiência aqui nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário