MEDIÇÃO DE TERRA

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quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A Era da Nova Política no Brasil é demonstração de autenticidade e idealismo


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Charge do Paixão (Gazeta do Povo)
Fábio Medina Osório
Zero Hora

As eleições abriram o debate sobre a “nova política”, com a vitória de “outsiders” – não só do presidente eleito Jair Bolsonaro, mas também de vários governadores, como o gaúcho Eduardo Leite, que mostram autenticidade e idealismo no enfrentamento das questões da agenda contemporânea.
As redes sociais desempenharam papel decisivo, em que discursos direcionados à anticorrupção e à defesa da segurança pública ganharam relevância extrema. Quem soube captar os anseios da sociedade, posicionou-se mais estrategicamente.
CREDIBILIDADE – A ficha limpa pesou muito e quem explicou melhor seu passado saiu-se bem perante o eleitor. Sabe-se que ninguém está imune a denúncias e acusações, mas é necessário passar credibilidade nas contestações. Vivemos a Era da Autenticidade.
Nos debates, ganhou pontos quem mostrou posturas mais realistas, deixando de lado a hipocrisia, a falsidade e até o falso moralismo. A sociedade não aguenta mais corrupção, incompetência e demagogia. Jair Bolsonaro usou essa realidade, e na mesma trilha seguiram Wilson Wiltzel (RJ), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS) e Ibaneis Rocha (DF)
UMA NOVA AGENDA – Haverá cobrança incessante por resultados, é claro, e as instituições fiscalizadoras foram reforçadas, pois integram essa nova agenda de desenvolvimento do país. Ministério Público, Judiciário, tribunais administrativos e agências reguladoras devem adotar critérios cada vez mais qualificados de controles.
Governança corporativa, “compliance” e gestão de riscos são exigências se formulam aos gestores públicos. O Brasil tende a passar por profundas transformações nas próximas décadas, que tendem a catapultá-lo a um novo patamar de desenvolvimento e estágio civilizatório.
Diria que, de um lado, a participação dos cidadãos, no mundo digital, aumentou consideravelmente, abdicando da dependência dos tradicionais veículos de comunicação social, muitos deles concentrados em agentes econômicos.

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