Órgão apresentou contrapontos às informações sobre o valor da obra e a retirada de árvores: "Terá mais árvores do que hoje"
BAHIA..BA
A Prefeitura de Salvador emitiu uma nota
sobre a construção do BRT de Salvador, em que defende a importância da
implantação do projeto, após uma matéria do Jornal A Tarde trazer dados que contestam a sua funcionalidade e o alto custo.
O órgão afirmou que o BRT vai trazer “melhorias urbanas” e corrigiu a
quantidade de árvores derrubadas: ao invés de 579, divulgado na matéria,
seriam retiradas 154 árvores: “Terá mais árvores do que hoje”.
A obra foi chamada de ultrapassada pela
líder da oposição na Câmara, a vereadora Marta Rodrigues, que cobrou
explicações sobre o valor que seria gasto. Segundo dados do Ministério
das Cidades, o valor investido na capital baiana chega a custar o triplo
em comparação as obras realizadas no Rio de Janeiro, Belém, Recife,
Brasília, Fortaleza, Florianópolis e Goiânia, por quilometro
implantado.
A Prefeitura justificou, e disse que “o
projeto do BRT de Salvador supera o da maioria das cidades que implantou
o modal, onde não foi necessário ou não foi feito investimento em
infraestrutura que contemplasse a construção, por exemplo, de viadutos e
elevados que irão tornar o sistema mais rápido, confortável e seguro”.
Confira na íntegra:
A Prefeitura de Salvador esclarece
que a implantação dos corredores exclusivos do BRT vai muito além de uma
mera obra do sistema de transporte. A intervenção significa melhoria na
mobilidade e na infraestrutura da cidade, beneficiando tanto quem
utiliza o transporte público quanto veículo particular ou mesmo
bicicleta, além de resolver problemas relacionados a alagamentos em
períodos chuvosos em trechos de vias como a Avenida ACM.
Por acrescentar essas melhorias
urbanas, o projeto do BRT de Salvador supera o da maioria das cidades
que implantou o modal, onde não foi necessário ou não foi feito
investimento em infraestrutura que contemplasse a construção, por
exemplo, de viadutos e elevados que irão tornar o sistema mais rápido,
confortável e seguro. Antes do novo modal de transporte começar a operar
em Salvador, essas obras precisarão ser concluídas. São elas que vão
permitir os avanços na mobilidade nessa região por onde o BRT vai
passar.
Na área do transporte público, o BRT
vai melhorar a vida de 320 mil pessoas que hoje utilizam ônibus
convencional para sair da Estação da Lapa e chegar à região do Shopping
da Bahia, passando por vias como a Vasco da Gama, Juracy Magalhães e
ACM, num percurso totalmente diferente daquele feito pelo metrô. Esses
passageiros terão à disposição o BRT, que é um ônibus articulado, com
ar-condicionado, que fará, em via segregada, o trajeto entre a Lapa e a
região do Iguatemi em 16 minutos, com paradas programadas em estações
seguras e confortáveis. O modal estará, ainda, 100% integrado com o
metrô e os ônibus convencionais.
O projeto prevê a construção de uma
ciclovia segregada e que vai acompanhar todo o trajeto do BRT. Viadutos e
elevados vão permitir a retirada de semáforos e cruzamentos, melhorando
a mobilidade em toda a cidade e reduzindo o tempo de deslocamento. Além
disso, problemas antigos de saneamento serão solucionados pela obra,
como os índices de alagamento na região entre o Parque da Cidade e o
Shopping da Bahia, o que vai ter um impacto positivo também no trânsito.
Em relação à supressão de vegetação
informada na matéria, a Prefeitura esclarece que, ao contrário das 579
unidades mencionadas no texto, a implantação do BRT vai causar a
supressão de 154 árvores. Outras 169 serão transplantadas. Como
compensação às supressões, 1,7 mil árvores de espécies da Mata Atlântica
serão plantadas apenas no entorno do BRT. Ou seja, esse trecho da
cidade terá mais árvores do que hoje.
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