MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Entidades debatem no Ministério da Agricultura riscos à integridade da Ceplac


  ganduzão.com.br
Conselho-de-Entidades-debateu-no-Minist%C3%A9rio-da-Agricultura-riscos-%C3%A0-integridade-da-Ceplac Entidades debatem no Ministério da Agricultura riscos à integridade da Ceplac
O Conselho das Entidades Representativas dos Servidores da Ceplac, Anffa-Sindical, Anteffa e Sintsef se reuniram na tarde de quarta-feira 22, com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Francisco Assis Lopes, para tratar de atos praticados pelo atual Diretor do Departamento Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac, Juvenal Maynart Cunha, que submetem a risco a integridade da CEPLAC e a continuidade de seus serviços de pesquisa e extensão rural em benefício da lavoura cacaueira.
A audiência foi solicitada pelo Conselho das Entidades Representativa dos Servidores da CEPLAC, convencido de que estes atos não condizem com a realidade, com a história e os valores da instituição que presta serviços de pesquisa, extensão rural e assistência técnica aos produtores de cacau, além de não convergirem com a política da Secretaria Executiva do MAPA, externada pelo seu titular, Secretário Executivo Eumar Roberto Novacki, por ocasião de sua vista a CEPLAC, em 4 de setembro de 2016, nas comemorações do Dia Internacional do Cacau daquele ano, quando se comprometeu, publicamente, com o fortalecimento institucioal da CEPLAC.
O secretário Francisco Assis Lopes foi informado que o diretor insiste em manter a ordem de desocupação do módulo 3 da sede regional, onde funciona o Centro de Extensão da CEPLAC (Cenex), cuja desocupação de forma arbitrária e intempestiva, representa a destruição da célula mater do serviço de assitência técnica e extensão rural (ATER), atingindo frontalmente o principal cliente da instituição que é o produtor rural, inclusive impedindo a transferência de tecnologia gerada pelo Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) para este segmento.
O secretário recebeu com estranhamento as informações dos atos praticados pelo diretor da CEPLAC e disse que essas medidas não condizem com as orientações do Ministério da Agricultura, muito embora o Ministério tenha conhecimento do projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mas reconhece que deva ser desenvolvido sem prejuízo das funções da CEPLAC.
A reunião transcorreu em clima de cordialidade, quando o secretário adjunto foi informado e municiado com farta documentação a respeito do problema que envolve o Cenex. O representante do MAPA prometeu proceder uma análise criteriosa sobre os assuntos levados ao seu conhecimento pelo Conselho das Entidades Representativas dos Servidores da Ceplac, Anffa-Sindical, Anteffa e Sintsef e tomar as providencias cabíveis dentro de curto prazo.
LUTA
Desde o início do ano que funcionários do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), produtores de cacau e lideranças classistas e sindicais iniciarsm o Movimento em Defesa da Integridade da CEPLAC diante das ações unilaterais do atual diretor-geral Juvenal Maynart Cunha. A inciativa visa proteger a imagem e os patrimônios físico, científico, moral e cultural da instituição, que completou 60 anos na segunda-feira, dia 20, e que estão sob ameaça pela atuação do dirigente, que tem se mostrado incapaz de manter qualquer diálogo com os servidores e suas representações sob seu intento.
O primeiro ato de protesto e de defesa da integridade do Cenex e, consequentemente da Ceplac, contou com centenas de funcionários e agricultores, inclusive com a participação do presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e cacauicultor, Ronaldo Abude. Também do superintendente regional da Ceplac, Antonio Zugaib, chefe de Pesquisa e Extensão, Raul Valle, e do chefe do Cepec, José Marques Pereira.
E ainda, do presidente do PMDB de Itabuna, Pedro Arnaldo Martins,do advogado Jorge Almeida e coordenadores do Sintsef e do Conselho de Entidades Representativas dos Funcionários da CEPLAC. Além de destacar a importância do Cenex, os participantes deram um abraço simbólico na unidade sob risco de ser despejada.
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário