MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2016

Iris Rezende, do PMDB, é eleito prefeito de Goiânia


Com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 57,70% dos votos válidos.
Já seu oponente, Vanderlan (PSB), obteve 42,30% dos votos.

Do G1 GO
Iris Rezende (PMDB) foi eleito para o 4º mandato como prefeito de Goiânia, Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Iris Rezende (PMDB) foi eleito para o 4º mandato como prefeito de Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Iris Rezende (PMDB) foi eleito pela quarta vez prefeito de Goiânia neste domingo (30). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 57,70% dos votos válidos (379.318), vencendo o seu oponente, Vanderlan (PSB), que obteve 42,30% dos votos (278.074). O peemedebista representa a Coligação Experiência e Confiança (PMDB, PRP, DEM, PDT, PRTB e PTC).

Após a confirmação do resultado, Iris Rezende agradeceu, em entrevista coletiva, ao apoio que recebeu: "Volto meu pensamento de agradecimento a Deus, ao povo e às lideranças que abraçaram minha candidatura. Eu vivo neste momento um sentimento de gratidão. Sinto que essa eleição agiganta ainda mais a minha responsabilidade com esta cidade e com este povo", disse.
O peemedebista tem 82 anos e nasceu em Cristianópolis, na região sul de Goiás. Em 1949, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.



Raio-x Goiânia (Foto: Arte/ G1)
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, ele foi eleito governador por dois mandatos, governando o estado de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O último cargo público ocupado por Iris foi o de prefeito de Goiânia. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, mas abandonou o cargo em 2010 para disputar ao governo estadual. Tanto nas Eleições 2010 quanto em 2014, ele foi derrotado pelo adversário Marconi Perillo (PSDB).

Em julho de 2016, Iris anunciou o fim de sua carreira política de quase 60 anos. Na ocasião, citou, entre os motivos, a derrota nas eleições para o governo estadual, em 2014, quando perdeu pela segunda vez. No entanto, dias depois resolveu voltar atrás e lançar seu nome à Prefeitura de Goiânia.

Campanha
Ao longo da campanha para o 2º turno, os candidatos travaram uma verdadeira batalha nas propagandas eleitorais. Trocas de acusações, incluindo até mesmo personagens usados nas propagandas, ocorreram nas veiculações de ambos os postulantes. Eles tiveram propagandas suspensas e direitos de respostas.

Por conta de irregularidades em uma das campanhas, Iris Rezende foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 1,1 milhão. Segundo a juíza eleitoral Rozana Fernandes Camapum o peemedebista veiculou programas, sem identificar sua legenda, criticando o candidato adversário. Ainda cabe recurso da decisão.
Já Vanderlan e sua esposa, Izaura Cristina Cantanhede Peres Cardoso, foram condenados por improbidade administrativa por no meio da campanha para o 2º turno. Os autos remetem ao período entre 2005 e 2010, quando eram, respectivamente, prefeito e primeira-dama de Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital. Segundo a decisão, o casal usufruiu de forma particular de um escritório de advocacia, contratado para prestar serviços ao município e que também foi condenado. A decisão também ainda cabe recurso.

Propostas
Durante a campanha, Iris Rezende afirmou que uma das suas metas, se eleito, é zerar o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Segundo ele, serão construídos “tantos Cmeis quanto necessários”.

Além disso, ele afirmou que quer transformar o ensino fundamental em integral, com a implantação de 20 escolas que oferecerão 8 horas diárias de aulas. Segundo o candidato, serão disponibilizadas cerca de 15 mil vagas para estudantes de 6 a 14 anos.

Outra  proposta de Iris é a recuperação de mais de 3 mil quilômetros de vias. Ele afirmou na campanha que, já no primeiro ano de mandato, pretende começar o asfaltamento de todos os novos bairros habitados da capital.

O peemedebista garante, ainda, que vai investir na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e que tem como objetivo “transformar a cidade na capital mais limpa do país”. Para isso, pretende reforçar a coleta seletiva de lixo.

Veja como foi a votação em Goiânia:

- Iris Rezende (PMDB): 57,70%

- Vanderlan (PSB): 42,30%

Nenhum comentário:

Postar um comentário