MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2016

Clécio Luís, da Rede, é reeleito prefeito de Macapá


Candidato da Rede vai governar Macapá pela segunda vez seguida.
Clécio venceu Gilvam Borges, do PMDB.

Abinoan SantiagoDo G1 AP
Clécio Luis, da Rede, candidato à Prefeitura de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)Clécio Luis, da Rede, durante votação neste domingo em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)
O atual prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), venceu neste domingo (30) o 2º turno da disputa pelo executivo da capital amapaense. Ele comandará a cidade pela segunda vez consecutiva. Com 92% das urnas apuradas, o político obteve 113.305 votos, correspondendo a 60,34%. O segundo colocado, Givam Borges (PMDB), teve 39,66%, representando 74.462 votos.
Raio X de Macapá, Eleções 2016, Amapá (Foto: Arte: G1)
(Veja a apuração completa para prefeito e vereador e a votação para prefeito por zona eleitoral)
A vitória de Clécio marca dois momentos políticos históricos. Um representa a primeira eleição vencida pela Rede em uma capital de estado após ter sido recentemente criada pela ex-senadora Marina Silva.
A vitória também quebra um tabu. Desde 2008, quando Macapá passou a ter eleição em dois turnos, o primeiro colocado na etapa inicial da disputa sempre perdeu de virada no segundo turno.
O prefeito reeleito ficou de conceder entrevista no escritório da Rede, na Avenida Almirante Barroso, no bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá.
Biografia
Clécio Luís Vilhena Vieira, de 44 anos, é o segundo prefeito reeleito de Macapá. O primeiro foi João Henrique Pimental (2001-2008). Natural de Belém, no Pará, o político é formado em geografia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), sendo também policial civil e secretário de Educação aos 26 anos.
Ele venceu a disputa pela prefeitura de Macapá pela primeira vez em 2012 com 50,59% dos votos válidos sobre Roberto Góes (PDT), que tentava a reeleição. Antes de ocupar a prefeitura, ele foi vereador da capital por dois mandatos consecutivos, o primeiro pelo PT e o segundo pelo PSOL, mesmo partido em que se elegeu para o executivo. A mudança para a Rede ocorreu em 2016.
A vice de Clécio é Telma Adriana Nery Paiva, de 36 anos, administradora e eleita vereadora de Macapá em 2012. Ela foi indicada pelo DEM, principal aliado da Rede, em Macapá, e maior doador financeiro para a referida campanha.
 
Campanha
No primeiro turno, Clécio Luís buscou usar o tempo que tinha para fazer uma espécie de "prestação de contas" com a população. Ele também reconheceu ao longo da campanha que ainda existe muito para fazer em Macapá e que algumas ações deixaram de ser realizadas pela crise financeira vivida pela prefeitura.
Uma das principais bandeiras da campanha foi a habitação, com entrega de mais de duas mil unidades, o pagamento do salário integral dos servidores e saúde a partir da reforma de 25 postos.
Na segunda etapa da campanha, Clécio passou a utilizar o tempo das inserções e programas eleitorais no rádio e TV para ser propositivo. Na reta final de campanha, o candidato da Rede também se voltou para ataques específicos ao adversário, com massificação ao apoio do governo do estado a Gilvam Borges.
Por outro lado, Clécio Luís recebeu diversos ataques no segundo turno, principalmente da oposição na Câmara Municipal de Macapá, que passou a denunciar casos de supostas irregularidades na aplicação do dinheiro da Macapá Previdência (Macapá Prev).
O atual prefeito liderou todas as pesquisas divulgadas pelo Ibope em ambos os turnos.
Propostas
Clécio destacou durante sua campanha que pretende terminar o que está em andamento no município, a exemplo da construção do conjunto habitacional Açucena, além de outros dois com áreas no Perpétuo Socorro e Rodovia JK, entrega da creche "Tia Chiquinha" e licitação do transporte coletivo em Macapá.
Ele também destacou que pretende reformar cinco unidades básicas de saúde, além de implantar modelos de escolas em tempo integral em Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário