MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Em audiência, Adolfo Viana defende que vaquejada siga padrão único



Por Tamirys Machado | Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News
A Ordem dos Advogados do Brasil, sessão Bahia (OAB-BA), realizou nesta segunda-feira (31) uma audiência pública para discutir a prática das vaquejadas em todo o estado. Um dos palestrantes da reunião, o deputado Adolfo Viana (PSDB), defendeu um padrão que deve ser seguido para o evento priorizando o bem estar dos animais, o que ele chama de vaquejada moderna. “A vaquejada moderna não causa maus tratos aos animais, todas as medidas de proteção aos animais foram adotadas justamente para prevenir qualquer tipo de maus tratos”, citando o “protetor de calda, colchão de areia, retirada dos chicotes, veterinários 24h, entre outros”. 
 
 “Conforme o parlamentar, uma série de me para garantir que não haja maus tratos. “O que precisamos fazer é regulamentar para que nenhuma fuja dos padrões. Espero que o supremo [Supremo Tribunal Federal] reveja a decisão”, pontuou.
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, no início do mês, a lei que regulamentava a prática da vaquejada, no estado do Ceará. Tradição cultural nordestina, vaquejada é um evento onde um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela calda.
 
A decisão dos ministros leva em conta o sofrimento imposto aos animais. Por 6 votos a 5, o STF considerou que a prática fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Desde então, o tema da vaquejada virou assunto na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. A bancada baiana apresentou um PEC pedindo a regulamentação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário