MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2016

Edvaldo Nogueira, do PCdoB, é eleito prefeito de Aracaju


Ex-prefeito da capital sergipana voltou ao cargo após quatro anos.
Valadares Filho (PSB) ficou em segundo lugar na disputa.

Do G1 SE
ARACAJU (SE): O candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), votou por volta das 9h deste domingo (30) no Colégio Dom Luciano José Cabral Duarte localizado na Rua Itabaiana, 855, no Centro da capital sergipana.  (Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe)Edvaldo Nogueira (PCdoB), votou por volta das 9h deste domingo (30) (Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe)
Edvaldo Nogueira (PCdoB) foi eleito neste domingo (30) prefeito de Aracaju para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 146.271 votos, o que corresponde a 52,11% dos votos válidos, contra 134.435 de Valadares Filho (PSB), equivalente a 47,89% (veja a apuração completa e a apuração por zona eleitoral). Todas as 1.118 urnas eletrônicas terminaram de ser apuradas às 18h40 (horário local).
A capital sergipana tem 397.228 eleitores apto a votar. Com 100% das urnas apuradas, a abstenção foi de 75.253 (18,94%), brancos 8.563 (2,66%) e nulos 32.706 (10,16%).
Raio x Aracaju (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
A vitória marca o retorno de Edvaldo Nogueira à prefeitura da capital sergipana quatro anos após deixar o comando da cidade. Desde então, o gestor era João Alves Filho (DEM) que encerrará o mandato em dezembro.
Em conversa com a equipe de reportagem do G1, Edvaldo Nogueira falou sobre os obstáculos a serem superados na nova gestão. "O nosso maior desafio é reconstruir a cidade que enfrentou muitos problemas, principalmente na área da saúde. Vamos nos empenhar para rapidamente recuperar as unidades básicas de saúde e colocar o salário dos servidores em dia e a população ter acesso a uma saúde de qualidade. Vamos fazer o levantamento das dívidas e dos problemas que se acumulam na nossa cidade”, revelou o prefeito eleito de Aracaju.
Virada
Na liderança no primeiro turno e com cerca de 1,7 mil votos a mais que o adversário Valadares Filho (PSB) na eleição do dia 2 de outubro, as pesquisas do segundo turno o colocavam em empate técnico com adversário se considerada a margem de erro, mas sempre com menos que Valadares. Na eleição deste domingo (30), Edvaldo venceu de virada e com cerca de 11,8 mil votos a mais.
"Eu atribuo a virada ao seguinte fato: o povo de Aracaju pode perceber a diferença dos dois projetos e que nós queríamos fazer a cidade avançar. No meu mandato como prefeito eu mostrei e construí uma cidade com qualidade de vida e a população viu que nesse momento de crise era importante ter um prefeito com compromisso, por isso nós viramos a campanha. Estou muito feliz com a nossa vitória”, analisou Edvaldo.
ARACAJU (SE): Edvaldo Nogueira (PCdoB) falou sobre resultado da eleição e retorno à Prefeitura de Aracaju após quatro anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)Edvaldo Nogueira (PCdoB) falou sobre resultado da eleição e retorno à Prefeitura de Aracaju após quatro anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Momentos difíceis
Para o candidato do PCdoB, a campanha teve momentos difíceis. “No primeiro turno, nós lideramos as pesquisas e chegamos em primeiro lugar. No segundo turno, as pesquisas mostraram uma inversão, mas rapidamente recuperamos e fizemos essa virada. São momentos que você cresce, mas nós enfrentamos dificuldades e o resultado é a nossa vitória. Aracaju me conhece os aracajuanos sabem que podem contar comigo e principalmente com a minha capacidade como gestor”, garantiu.
Biografia
Edvaldo, 55 anos, foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Foi eleito vereador (1988) e reeleito (1992) em Aracaju. Foi eleito vice-prefeito da capital sergipana (2000) e reeleito (2004) junto com o então prefeito Marcelo Déda. Quando Déda se afastou para concorrer ao Governo, Edvaldo assumiu a prefeitura (2006). Foi reeleito prefeito em primeiro turno (2008).
Campanha
Em programas eleitorais das últimas semanas, Edvaldo destacou a experiência dele como prefeito de Aracaju e que estaria apto a ocupar a função novamente. Ele também analisou a atual administração de João Alves e o adversário do segundo turno, Valadares Filho (PSB).
ARACAJU (SE): Comemoração da vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB) acontece na Avenida Barão de Maruim no Centro da capital (Foto: Anderson Barbosa/G1)Comemoração da vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB) acontece na Av. Barão de Maruim no Centro de Aracaju
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Propostas
Edvaldo prometeu em campanha reduzir o tempo de atendimento e de marcação de exames, implantar princípios da segurança alimentar e nutricional nas escolas, licitar o transporte público, fazer a integração temporal dos ônibus, revitalizar o Centro da cidade, valorizar o comércio dos bairros e finalizar os planos de Saneamento e de Drenagem Urbana, além de protagonizar ações de prevenção e policiamento comunitário em parceria da GMA com a PM e PC.
ARACAJU (SE): Valadares Filho (PSB) fala sobre derrota nas urnas e agradece os mais de 134 mil votos (Foto: Tássio Andrade/G1)Valadares Filho (PSB) fala sobre derrota nas urnas e
agradece os 134 mil votos (Foto: Tássio Andrade/G1)
Adversário
"Cabe a mim nesse momento aceitar o resultado, foi a democracia que escolheu o resultado das urnas. Eu quero agradecer aos aracajuanos que confiaram o voto a nossa candidatura, a minha e a do nosso vice Pastor Antônio (PSC). Tivemos mais de 134 mil votos que eu quero do fundo do meu coração agradecer aos eleitores e aos apoiadores. Foi uma campanha muito bonita, foi uma campanha que eu falei a verdade e que eu falei aquilo que eu acreditava para o futuro da cidade”, avaliou o candidato derrotado, Valadares Filho (PSB).
ARACAJU (SE):  Vice-prefeita eleita, Eliane Aquino (PT), comemora a vitória com abraço de apoiadora (Foto: Anderson Barbosa/G1)Vice-prefeita eleita, Eliane Aquino (PT), comemora a vitória com abraço de apoiadora
(Foto: Anderson Barbosa/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário