O Grupo BMW quer expandir ainda mais o segmento de utilitários-esportivos (SUV) de luxo e acredita que há espaço acima do X5 para explorar. E os argumentos vêem do mercado, uma vez que a Mercedes-Benz acabou de atualizar a linha GL, que passa a se chamar GLS, em alusão ao Classe S.
Dessa forma, o jipão da estrela de três pontas é a certeza de que há mercado e endinheirados dispostos em investir num SUV com todas as qualificações fora-de-estrada, mas que muito dificilmente sujará seus para-lamas de barro.
O modelo seguirá o padrão de acabamento do sedã topo da gama Série 7, mas será fabricado na unidade norte-americana de Spartanburg, na Carolina do Sul, de onde sai o X5, desde a década de 1990.
E por mirar no modelo mais sofisticado da rival de Stuttgart, é bem provável que o X7 também venha a ser equipado com motor V12, mas a BMW não detalha as características técnicas do jipão e nem suas versões. No entanto, o preço nãoé segredo. Nos EUA partirá de  US$ 100 mil (R$ 360 mil), quase o dobro do que é cobrado pelo X5 naquele mercado.
Spirit of Ecstasy na lama?
A segunda aposta da BMW, é um SUV ainda mais luxuoso que terá emblema Rolls-Royce, e que não terá outro motor que não seja um V12. Previsto para chegar em 2018, o Cullinan será a ofensiva do grupo contra o Bentley Bentayga.

Num patamar inferior, a BMW desenvolve o X2, que chegará como a versão cupê do X1, previsto para 2017.