Álamo Pimentel
A integração dos Sistemas de Ensino no Brasil constitui um
dos mais importantes desafios para as políticas educacionais nacionais nos
últimos anos. É preciso superar os obstáculos que hoje separam as esferas
municipal, estadual e federal e geram desigualdades nos processos e estruturas
de gestão na educação pública.
A Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, em cooperação
com a Secretaria Estadual de Educação, adianta-se no cumprimento desta
importante missão histórica e inicia neste fevereiro de 2016 a implantação dos
Complexos Integrados de Educação (CIEs) da rede estadual de ensino médio do Sul
da Bahia.
Essa iniciativa implica profunda transformação dos modelos
escolares que até então conhecemos. As escolas que aderirem ao projeto CIE
passam de turno único para turno integral (manhã e tarde), implantando o
conceito de Educação Integral. Para tanto, a UFSB assume a coordenação
pedagógica das escolas, tornando-as campo de práticas para que os estudantes das
Licenciaturas Interdisciplinares possam qualificar seus conhecimentos no
convívio com os cotidianos e práticas escolares, oferecendo residências
pedagógicas articuladas a programas de formação continuada dos profissionais da
educação e produzindo inovações curriculares capazes de enfrentar os desafios do
mundo contemporâneo.
Os primeiros CIEs instalam-se nos municípios de Itabuna,
Porto Seguro e Itamaraju. A previsão é que, nos próximos anos, novos CIEs sejam
criados com efetiva ampliação da participação de outras instituições. Ao
articular ensino superior e educação básica, historicamente apartados, o projeto
CIE busca, também, consolidar a qualificação do trabalho docente desenvolvido
nas escolas. Assim, a formação de futuros profissionais da educação se dará em
diálogo amplo e profundo com o contexto real das escolas e da região em que cada
escola se localiza. Acrescente-se a este aspecto o trabalho incessante na busca
por inovações pedagógicas em consonância com o que hoje preconizam os Planos
Nacional e Estadual de Educação.
O que se apresenta é apenas o início de uma transformação há
muito reivindicada mas, até o momento, bloqueada pela ausência de projetos
capazes de articular de forma orgânica e eficaz diferentes esferas do poder
público na implantação de políticas educacionais. Assim, a UFSB busca um novo
modo de ver, fazer e sentir a escola e a educação. Acreditamos na transformação
do presente visando à construção de um futuro viável para a elevação da
qualidade da educação pública na Bahia, e, quem sabe, no
Brasil.
Álamo Pimentel é diretor de ensino-aprendizagem da Pró
Reitoria de Gestão Acadêmica da UFSB.
Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal do Sul da
Bahia
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