MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de julho de 2015

Madeira extraída por indígenas em MS foi para comercialização, diz PF


Polícia e Ibama foram impedidos de continuar trabalho na fazenda Buriti.
Áreas desmatadas foram detectadas por imagens de satélite.

Do G1 MS com informações da TV Morena
Árvore da espécie jatobá foi derrubada próximo à sede de fazenda em MS (Foto: Divulgação/ PF)Árvore da espécie jatobá foi derrubada próximo à
sede de fazenda em MS (Foto: Divulgação/ PF)
As primeiras análises da Polícia Federal constataram que a madeira extraída da reserva legal da fazenda Buriti, em Sidrolândia, próximo à comunidade indígena, foi para comercialização e não para consumo próprio. O local não está demarcado como terra indígena.
A Fundação Nacional de Índio (Funai) não respondeu até a publicação desta reportagem. Além da PF, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também fiscalizou no local.
“A quantidade de madeira retirada é incompatível com uso próprio dos indígenas, ou seja, pela quantidade de madeira e outros indícios no local o que se leva crer é que essa madeira estava sendo extraída para comercialização”, afirmou o delegado.
A fiscalização na fazenda foi feita no dia 28 de junho. O local não está demarcado como terra indígena. Foram encontradas inúmeras árvores derrubadas em medidas para beneficiamento, ou seja, troncos laminados.
Indígenas impediram a continuidade dos trabalhos. O delegado da PF, Marcelo Alexandrino, disse que eles decidiram interromper a fiscalização naquele dia, mas vão retornar à propriedade em outro momento.
O superintendente do Ibama no estado, Márcio Yule, disse que os indígenas até poderiam fazer o corte de árvores desde que tivessem autorização do órgão ambiental.
“Ibama autoriza ou plano de manejo ou a exploração seletiva de algumas espécies para uso na própria propriedade, na construção de casas e cercas”, explicou o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário