Em uma delas, serviço vai parar por 20 dias e na outra, uma semana.
Há um mês, fábrica da Suzuki fechou as portas e transferiu montagem.
Em nota, a Hyundai afirmou que o afastamento dos servidores foi motivado por uma "readequação de estoque". Já a Mitsubishi explicou que está sendo feito uma "readequação interna das linhas de produção", procedimento realizado em três dias. Segundo a empresa, no feriado, já estava combinado que os funcionários folgariam.
Nos dois casos, os empregados irão receber pelos dias em que não trabalhar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, Reginaldo José de Farias, o acordo foi feito para evitar a demissão de mais 150 funcionários - neste ano, 50 já foram mandados embora.
Já em Catalão, há cerca de 450 veículos que ainda não foram encaminhados às concessionárias. Por dia, são produzidos 150 automóveis.
Suzuki
Em maio, a fábrica da Suzuki em Itumbiara, no sul de Goiás, foi fechada e toda linha de produção foi transferida para a Mitsubishi, em Catalão, marca da qual é coligada.
Segundo o sindicato de metalúrgicos da cidade, dos 100 funcionários, 60 foram demitidos e o restante poderia se mudar para a outra cidade caso tivesse interesse.
Em nota divulgada na época, a Suzuki informou que "está em busca do máximo de eficiência" diante da situação atual do mercado automotivo, com custos altos e crescimento retraído. O comunicado disse ainda que em virtude dessa situação, "está fazendo uma reestruturação do seu modelo de produção".
Pátio da Hyundai lotado de veículos: 20 dias de férias coletivas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
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