MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Inovação tecnológica traz alívio para pessoas que sofrem de hérnia de disco


Empresa canadense que acaba de chegar ao Brasil tem equipamento que auxilia no tratamento sem necessidade de cirurgia

Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Mas esses discos podem ficar “gastos” por conta de predisposição genética, do envelhecimento, pouca atividade física e do tabagismo pode acarretar a famosa (e dolorida) hérnia de disco, doença que afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros (de acordo com dados do IBGE).
A doença se divide em quatro fases, de acordo com o grau de degeneração e comprometimento das raízes nervosas. Pode ocorrer em todos os discos vertebrais, acometendo mais a região lombar, seguida da região cervical (pescoço). As fases de seu desenvolvimento são:
-- Na etapa inicial da patologia o disco começa a apresentar sintomas de “envelhecimento” e suas fibras apresentam fissuras que levam a uma forma de arco o disco intervertebral. Podemos utilizar uma câmara de pneu velha como exemplo, que perde a capacidade de manter sua forma natural e formam-se bolhas.
-- Na segunda etapa, o abaulamento do disco encontra-se mais acentuado, podendo atingir nervos, medula e saco dural. A doença está em uma fase mais avançada, normalmente acompanhada de inicio de degeneração discal, podendo gerar dor forte e persistente.
-- A hérnia de disco consiste em uma expulsão do disco vertebral, normalmente contendo o núcleo pulposo do disco intervertebral envolvido pelo anel fibroso já em estágio avançado de degeneração (terceira etapa). As estruturas nervosas estão comprometidas pelo estreitamento dos canais por onde passam os nervos (estenose), medula ou saco dural (canal medular).
-- A quarta etapa é a mais rara que consiste na ruptura total da parte herniada do disco intervertebral. O fragmento pode comprometer as estruturas nervosas, dependendo de sua localização.
Para o diagnóstico correto e preciso da patologia é necessário fazer uma avaliação clínica e radiológica que irá definir a localização da patologia e fase de degeneração em que se encontra.
O principal sintoma é conhecido como dor ciática, que consiste na dor irradiada para as pernas, podendo ou não haver dor nas costas e dificuldade para caminhar.
Um tratamento inovador para hérnia de disco, que dispensa a cirurgia, acaba de chegar ao Brasil por meio da SpineMed®.
Uma máquina de descompressão foi desenvolvida para atingir segmentos doentes da coluna vertebral e descomprimir os discos intervertebrais promovendo regeneração discal. Sua aplicação tem amplos resultados comprovados por estudos científicos ao redor do mundo.
A SpineMED® com sua tecnologia avançada por sistema de pistão avalia a cada 2,5 milissegundos a contração muscular. Se necessário, automaticamente, o equipamento corrige a velocidade de distração garantindo biofeedback da musculatura proporcionando o melhor aproveitamento de cada sessão para o paciente por ter uma resposta de distração imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário