MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de abril de 2015

Romaria dos Cavaleiros reúne homens, mulheres e crianças no ES


Cavalgada marcou o início das oito procissões da Festa da Penha.
Romaria durou cerca de uma hora, em nove quilômetros de percurso.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta*
Cavaleiros sguiram em romaria até o Convento da Penha (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Cavaleiros sguiram em romaria até o Convento da Penha (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Dezenas de cavaleiros saíram em romaria, às 9h deste domingo (5), de uma das entradas do bairro Cobilândia, em Vila Velha, Grande Vitória. A cavalgada marcou o início das oito procissões da Festa da Penha deste ano. Em cerca de nove quilômetros de percurso, realizados em uma hora, os devotos seguiram pela avenida Carlos Lindenberg até o Convento da Penha, na Prainha.
Aos oito anos de idade, o menino Enzo Lobato decidiu participar pela primeira vez da Romaria dos Cavaleiros. “Eu vim com meu avô, minha mãe, meu tio, minha tia e minha avó. Eu já queria participar, porque é a festa de Nossa Senhora e uma cavalgada, que eu gosto”, falou a criança.
O agropecuarista Antônio José Baratela veio de Itaguaçu, no Noroeste do estado, com a família para participar da homenagem à santa. “Além da religiosidade, é também um incentivo que nós damos para as crianças para, no futuro, não perder a tradição. Todo ano, são três dias de viagem. Vem criança, mulher, todo mundo acompanhando a gente”, disse.
Apesar de serem maioria, os homens não são os únicos participantes da romaria. Em agradecimento, muitas mulheres também seguiram a cavalgada. “Para nós, essa romaria da Penha significa uma benção que nós recebemos. Meu marido foi operado e com 10 dias de operado ele já estava na cavalgada. Então, para nós, foi uma benção. Correu tudo bem e ele conseguiu se recuperar”, contou a chefe de cozinha Vanda Martins.
Ao chegarem ao convento, os cavaleiros saudaram Nossa Senhora da Penha, ergueram os chapéus e agradeceram. “É uma manifestação diferente das outras. O cavaleiro tem um sentimento próprio, então, ele poder receber uma benção, dá uma vida para o ano dele. É bonito de ver toda raça de cavalo passando, cada um no seu jeito, uns mais fortes, outros mais fracos”, falou o frei Pedro Engel.
* Com colaboração de Rodrigo Maia, da TV Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário