Audiência será realizada no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau.
Instituições chegaram a ter reajuste de 10% na mensalidade.
A audiência pública terá a presença de estudantes e representantes das instituições de ensino superior do Maranhão, além dos representantes do Ministério da Educação. O objetivo é buscar a conciliação entre as partes.
No início do ano, novas regras para o benefício do Fies foram divulgadas pelo MEC, incluindo o limite de reajuste estabelecido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Até o ano passado, as faculdades cadastradas no fundo de investimento estudantil tinham total liberdade para ajustar os valores de seus cursos. No entanto, para que se mantenham no programa, o limite de aumento passou a ser de 6,4%.
Em São Luís, algumas instituições chegaram a ter reajuste de 10% na mensalidade em relação ao semestre anterior. A diferença entre o valor financiado pelo governo federal e o cobrado por cada curso passaria, então, a ser paga pelo próprio aluno. Após a procura de estudantes insatisfeitos com a cobrança e o impedimento para realizar a rematrícula, o Procon-MA notificou duas instituições de ensino superior na capital, que receberam prazo de dez dias para normalizarem a situação dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário