MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Influência nutricional na depressão

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado



Estima-se que cerca de 15-20% da população mundial em algum momento da vida sofreu depressão. As causas são diversas e variam de problemas pessoais, estresse, estilo de vida e genética. Essa doença causa um desequilíbrio químico no nosso organismo depletando alguns nutrientes e diminuindo principalmente a serotonina, um hormônio que auxilia no bom humor e bem-estar.
A maioria das pessoas com depressão precisam de medicamentos para ajudar no tratamento, mas a nutrição entra como coadjuvante. Alimentos ricos em triptofano como leite e derivados, peixes, castanhas, sementes de girassol e gergelim, feijões, irão ajudar na formação da serotonina. Vitaminas do complexo B e ômega-3 também ajudam, pois são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Alimentos antiinflamatórios e antioxidantes auxiliam na queda da inflamação. Por exemplo: gengibre auxilia na excreção de toxinas, a pimenta aumenta a produção de endorfinas e, os flavonóides diminuem os fatores inflamatórios.
Referência:
PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.B.L. da. Nutrição clínica funcional: dos princípios à prática clínica. VP editora. São Paulo, 2007.
Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário