MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Governo diz que 104 cidades têm alto risco de transmissão de dengue


Até o fim de fevereiro, mais de 10 mil casos da doença foram notificados na BA.
Em Teixeira de Freitas, 200 casos foram confirmados neste ano de 2013.

Do G1 BA

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia informou que 104 municípios baianos estão em alto risco para a transmissão da dengue. As informações foram divulgadas pelo órgão, através de um boletim epidemiológico que reuniu dados até o dia 27 de fevereiro. Até esta data, mais de 10 mil casos de dengue foram notificados, informou o órgão.
Ainda de acordo com o órgão, as cidades onde se concentram o maior número de casos de dengue no estado são Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi, Brumado, Feira de Santana, Itapetinga e Itabuna. De acordo com a Sesab, só nessas sete cidades foram registrados mais de 49% dos casos.
Ainda de acordo com a Sesab, as cidades onde se concentram o maior número de casos de dengue no estado são Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi, Brumado, Feira de Santana, Itapetinga e Itabuna. De acordo com a Sesab, só nessas sete cidades foram registrados mais de 49% dos casos.
Já as cidades onde foram registrados os casos mais graves da doença, como a hemorrágica, foram Brumado, Feira de Santana, Jaborandi, Jequié, Manoel Vitorino, Rafael Jambeiro e Salvador.
Extremo sul da BA
A situação em Teixeira de Freitas também é grave. O município já registrou mais de 1.700 casos este ano e os hospitais estão superlotados. De acordo com a secretaria de saúde de Teixeira de Freitas, em 1/3 da cidade não existe trabalho de combate à dengue porque faltam profissionais em campo. Além disso, o descuido da população tem contribuído para a proliferação do mosquito.
“Existem muitas pessoas que ainda estão adormecidas quanto a gravidade da situação e mantêm ainda, casas fechadas, construções fechadas, caixas destampadas. Há uma necessidade de que todos estejam atentos”, informou o coordenador do controle da dengue, Nandito Alves.
O índice médio no município é de 4%, mas nos bairros São Lourenzo e Vila Vargas, o índice é superior a 8%. Em 2012 foram registrados 77 casos suspeitos nos meses de janeiro e fevereiro e cinco foram confirmados. Em 2013 já foram notificados mais de 1.600 casos, com mais de 200 confirmados.
Para evitar a superlotação nos hospitais, a secretaria de saúde montou duas unidades de pronto atendimento da dengue, mas elas estão vazias. Só no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, do dia 18 de fevereiro ao dia 6 de março, 697 pessoas foram atendidas com a suspeita da doença.
“A vasão já é muito grande e com a demanda da dengue, isso piorou muito mais. Estamos nos estruturando para dar vasão maior, o laboratório está se estruturando e recebemos apoio com mais bioquímicos e técnicos para poder dar uma rapidez nesse atendimento”, informou a coordenadora de enfermagem do hospital, Lisley Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário