MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de março de 2013

Clientes de bancos recorrem a lotéricas durante greve de vigilantes


Paralisação começou 26 de fevereiro. Rotina de agências foi alterada.
Consumidores se queixam de insegurança e tempo de espera.

Naiá Braga Do G1 BA

LOTÉRICA SALVADOR (Foto: Naiá Braga/ G1)Lotérica com fila grande em Salvador nesta quarta
(Foto: Naiá Braga/ G1)
A greve dos vigilantes em Salvador, decretada desde o dia 26 de fevereiro,  mudou a rotina das pessoas que precisam utilizar os serviços bancários. Na manhã desta quarta-feira (6), a reportagem do G1 visitou algumas casas lotéricas da cidade e encontrou grandes filas.

"Mesmo com a greve, eu preciso ir ao bancos e ir às lotéricas também. É claro que eu tenho medo da violência, mas é uma necessidade", conta o aposentado da Marinha, de 79 anos, Lídio Andrade.
Já para atendente Leila Muniz, de 39 anos, a paralisação não mudou sua rotina. "Sinceramente, para mim não mudou muito. Não faz difrença, mas deve mudar a vida das outras pessoas". Nos quatro estabelecimentos visitados, as filas de espera eram grande desde as 9h.
O psicológo Domingo Sávio, de 49 anos, contou que enfrenta dificuldades desde que a greve começou "Eu só consigo realizar os serviços office bank. Até para depositar está complicado.O ruim das caixas lotéricas é limite de saque e o tempo de espera é muito grande", desabafou o Sávio que era a última pessoa da fila no momento da entrevista.
No bairro da Piedade, centro de Salvador, a lotérica de Gildo Couto, que funciona há 42 anos no local, também apresentava uma longa fila de espera dos consumidores. Couto afirma que por conta da paralisação de vigilantes, o movimento no establecimento aumentou 40% desde o dia 26 de fevereiro.
"Eu trabalho aqui com cinco funcionários e sempre busco dar prioridade a idoso e deficientes. Coloco uma cadeira, dou um água para poder esperar. O movimento subiu bastante nesses dias. 40% maior do que nos dias habituais. Além disso, sofro com dificuldades de material. Já tem tempo que eu peço um caixa novo para trabalhar aqui", explicou o proprietário.
Bancos
No bairro do Comércio, manhã desta quarta-feira, somente o Banco Bradesco e o Banco Itaú operavam, mas com restição de operações que envolvessem transações financeiras. Na unidade da Caixa Econômica, a reportagem do G1 presenciou um princípio de confusão. A pensionista Vera Lúcia Santos enfrentava dificuldades com atendimento "Eu estava fazendo um saque e um homem que se diz do banco pegou meu cartão e entrou para essa parte que só fica a  gerência. Eu não entendi o que ele queria fazer. Vou chamar a polícia". Uma viatura da PM chegou ao local para tentar resolver a situação. Até as 11h30, a situação não tinha sido resolvida. As agências dos bancos Banco do Brasil, HSBC, CitiBank não estavam funcionando.
Liminar
Na sexta-feira (1º), a Justiça do Trabalho da Bahia deferiu uma liminar com ordem para que um efetivo mínimo de 50% dos vigilantes dos bancos seja mantido nos postos de trabalho durante a greve da categoria. A decisão foi proferida pela desermbargadora Sônia Lima França, do Tribunal Reginal do Trabalho da 5ª Região.
A liminar foi movida pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado da Bahia (Sindesp), que alegou a abusividade da greve dos vigilantes, visto que, segundo o patronato, os trabalhadores pedem o "pagamento do adicional de periculosidade a todos os vigilantes sem a necessária e prévia regulamentação da matéria por parte do Ministério do Trabalho e Emprego".
A ação pedia a suspensão total do movimento. No entanto, por reconhecer o direito à greve, mas pontuando que "não se pode olvidar a relevância dos serviços prestados pela respectiva categoria profissional para a população", a desembargadora deferiu parcialmente a ação, ordenando que os sindicatos da categoria cumpram a ordem a partir do conhecimento da liminar.
Serviços da Caixa
A Caixa Econômica Federal informa que as lotéricas e todos os correspondentes e lojas que possuem a marca “CAIXA Aqui” recebem contas de água, luz, tributos, bloquetos de cobrança, prestação de habitação, saques de contas correntes e pagam benefícios sociais como bolsa família, seguro desemprego e FGTS, entre outros serviços.

Nas Casas lotéricas é possível fazer o pagamento de contas de água e telefone, com ou sem fatura; tributos, boletos CAIXA – dinheiro ou cheque se o convênio permitir; boletos de outros bancos – em dinheiro (pode haver restrições fora do horário bancário); faturas de cartão de crédito (caso não possua a fatura, basta o cliente apresentar o cartão de crédito e informar o valor a ser pago); prestação de Habitação (caso não possua boleto, poderá ser emitido no endereço www1.caixa.gov.br/casa/habitação/índex.asp); INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras); contribuição Sindical (em dinheiro).
Também é possível realizar saques de: contas correntes e poupanças com cartão magnético e identidade limitado a três transações por dia; programas de Benefícios Sociais (Bolsa Família) – todo o valor disponível, com Cartão do Cidadão ou Cartão do benefício; INSS – todo o valor disponível, com cartão magnético para os beneficiários que são pagos na CAIXA; Seguro-Desemprego e PIS – todo o valor disponível, com Cartão Cidadão; FGTS – com Cartão Cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário