MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de março de 2013

Autenticidade de foto de treinamento militar norte-coreano é questionada


Suspeita foi levantada por blogueiro de fotografia do site da 'The Atlantic'.
Zoom na imagem mostra 'hovercrafts' aparentemente duplicados.

Do G1, em São Paulo

A autenticidade de uma imagem divulgada esta semana pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a KCNA, tem sido questionada na web. A foto mostra um exercício militar com embarcações "hovercraft" em algum ponto da costa do país. Alan Taylor, do blog In Focus no site da revista "The Atlantic", apontou detalhes na imagem que aparentemente denunciam a farsa.
Tropas norte-coreanas fazem treinamento de chegada e defesa de costa em praia não identificada do país. Em meio ao momento de tensão internacional, o país colocou suas tropas em posição de combate, com armas apontadas para alvos americanos. (Foto: AFP/KCNA)A imagem originalmente divulgada pela KCNA e repassada por agências internacionais como France Presse e Reuters mostra o que seriam tropas norte-coreanas fazendo um treinamento de chegada e defesa de costa em praia não identificada do país (Foto: AFP/KCNA)
Aproximando detalhes da fotografia, é possível ver o que parecem ser falhas na estrutura de ao menos dois dos hovercrafts, e ao menos uma possível duplicação. Veja abaixo:
Detalhe mostra estrutura de hovercraft com aparente falha, mesclando-se com a água ao redor (Foto: AFP/KCNA)Detalhe mostra estrutura de hovercraft com aparente falha, mesclando-se com a água ao redor (Foto: AFP/KCNA)
Detalhe mostra estrutura de hovercraft com aparente falha, mesclando-se com a água ao redor (Foto: AFP/KCNA)Detalhe mostra estrutura de hovercraft com aparente falha, mesclando-se com a água ao redor (Foto: AFP/KCNA)
As embarcações mais ao fundo parecem ser uma a cópia da outra (Foto: AFP/KCNA)As embarcações mais ao fundo parecem ser uma a cópia da outra, com variação apenas no tamanho (Foto: AFP/KCNA)
O 'hovercraft' mais à esquerda também tem aparentes falhas em sua estrutura (Foto: AFP/KCNA)O 'hovercraft' mais à esquerda na foto original também tem aparentes falhas em sua estrutura (Foto: AFP/KCNA)
Outra imagem divulgada no mesmo dia pela Coreia do Norte, sem manipulação mais aparente, mostra a chegada à costa, porém com menos embarcações da imagem anterior (Foto: Reuters/KCNA)Outra imagem divulgada no mesmo dia pela Coreia do Norte, sem manipulação mais aparente, mostra a chegada à costa, porém com menos embarcações que a imagem anterior (Foto: Reuters/KCNA)
Ao ser informada sobre a constatação, a agência France Presse retirou a imagem de seu site.
Não é a primeira vez que suspeitas referentes a treinamentos militares são levantadas na web. Em 2008, por exemplo, o Irã divulgou uma imagem de lançamento de mísseis que foi questionada, pois apresentava traços de que um dos mísseis era a cópia de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário