MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Stammtisch reúne cervejarias e grupos de amigos em Pomerode


Evento será neste sábado (23), das 9h às 17h, na Praça Jorge Lacerda.
Festa é tradicional na cultura alemã e ocorre em diversas cidades de SC.

Géssica Valentini Do G1 SC

Grupos de amigos se reúnem para beber (Foto: PMP/Divulgação)Grupos de amigos se reúnem para beber (Foto: PMP/Divulgação)

Uma vez por ano, grupos de amigos de Pomerode e das cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, se reúnem para o Stammtisch. A festa é tradicional na cultura alemã e ocorre em diversas cidades do estado, como Blumenau, Timbó e Joinville. Em Pomerode, o evento ocorre sábado (23), na Praça Jorge Lacerda.
O termo é formado pela junção das palavras 'stamm', que significa tronco, e 'tisch', que significa mesa. A 'mesa de tronco' era o local onde os trabalhadores, ao fim de um dia de trabalho, se reuniam para beber e conversar. Segundo o organizador do evento, Marcos Küster, o termo passou a representar a confraternização.
Conforme o organizador, pelo menos 74 grupos escolhem e convidam cervejarias para participar. "Os amigos se reúnem mensalmente na casa dos membros. Uma vez por ano, porém, todos se encontram no evento. São grupos de amigos, sendo que cada um compra o chope ou a cerveja, coloca nas barracas e comercializa. Pelo menos 10 cervejarias vão estar presentes", explica Marcos. Segundo ele, todos podem participar, mesmo quem não faz parte dos grupos.
O Stammtisch inicia às 9h e vai até as 17h, sendo que às 16h30 será proibida a comercialização da bebida alcóolica. "As pessoas já não estão no seu estado normal e aí é preciso parar", diz Küster. A novidade deste ano é a inclusão dos tradicionais concursos do 'chope em metro' e o 'serrador de lenha'.
Serviço:
O quê: Stammtisch
Quando: Sábado (23), das 9h às 17h
Onde: Pomerode

Nenhum comentário:

Postar um comentário