MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Procon/AL alerta para os juros abusivos em contrato de veículos


Especialista revela que consumidor pode pedir a revisão do contrato.
Acima de 2,5%, taxas são consideradas abusivas, diz Procon.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Quem está querendo comprar um carro novo é preciso ter muito cuidado. A Superitendência de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagos (Procon/AL) faz um alerta diante das taxas de juros cobradas nos contratos de financiamentos. A recomendação é que o consumidor negocie e veja às condições antes da compra.

A arquivista Cláudia Sheila pretende trocar de carro. Ela comprou um veículo novo há dois anos por R$ 24 mil. Depois de pagar mais de 24 parcelas, ao consultar o saldo devedor, ela teve uma surpresa.
“O valor que ainda falta é quase o mesmo valor do carro à vista. Minha filha estava tão empolgada em comprar o carro novo que não se tocou no valor que estava pagando. Em dois anos só pagamos os juros, que são abusivos”, afirmou.
Ao financiar um carro novo muitos consumidores não observam as taxas de juros. Segundo especialistas, elas devem ser até 2,5%. Acima desse valor, elas são consideradas abusivas. Eles alertam ainda para a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que só é significativa para quem vai comprar o produto à vista.
Mas nada disso é tão oneroso quanto as tarifas embutidas no produto. O assessor jurídico do Procon/AL, César Caldas, orienta que os consumidores devem verificar as taxas de juros. “Se mesmo após a compra o consumidor se sentir lesado, ele pode ingressar com uma ação para revisar o contrato”, afirmou Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário