MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por causa da chuva, plantio do milho safrinha está atrasado em GO


Agricultores falam com cautela sobre números esperados.
Alguns produtores preveem queda na produtividade das lavouras.

Do Globo Rural

Enquanto as máquinas ainda colhem os últimos talhões da lavoura de soja, a plantadeira já distribui as sementes de milho no solo.
O produtor Beto Pazzinato está satisfeito com a produtividade da safra de verão. A propriedade dele fica em Jataí, no sudoeste de Goiás, e o foco do trabalho agora é o plantio da safrinha.
Há seis anos o agricultor investe na produção do grão nesta época do ano. Na safrinha de 2012, Beto colheu cerca de 119 sacas de milho por hectare, mas neste ano, por causa da chuva, houve atraso no plantio e a produtividade da lavoura pode ficar abaixo do esperado.
Além da chuva, os produtores enfrentam ainda um outro problema: precisam combater as pragas que surgem na lavoura. “Os produtores vêm sofrendo bastante com o ataque de pragas, que causam dano na raiz e impedem o desenvolvimento”, explica o agrônomo Wedisley Moraes.
O milho safrinha deve ser colhido em julho e o que tem animado os agricultores de Jataí é alta do grão no mercado. Hoje, a saca de 60 quilos é vendida a R$ 32 em média, mas mesmo assim muitos agricultores estão segurando os negócios antecipados. “Para safrinha a gente não faz porque o milho varia muito e o tempo influencia também”, diz Pazzinato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário