MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Máquina trançadeira faz cadarços e gera oportunidade de negócio


Equipamentos são vendidas para clientes de todo o país.
Empresário produz, por mês, 1,5 milhão de metros de cordões.

Do PEGN TV
Em São Paulo, uma empresa produz a máquina trançadeira. Ela fabrica cadarços de sapatos e tênis, fitas elásticas e cordinhas de varal. Com um investimento baixo, é possível comprar a máquina e ter um novo negócio.

Um equipamento multiuso cada vez mais presente nos setores têxtil e calçadista. O empresário Flávio Garcia é um especialista na fabricação do tipo de máquina.

“É um negócio de família que começou há mais de 60 anos com o meu avô. Na continuidade, quando meu pai entrou para trabalhar, ele começou a fabricar as máquinas nacionais. Então, daí pra cá a gente esta sempre aprimorando técnica, jeito de fabricação das peças, materiais novos”, afirma Garcia.

As máquinas trançadeiras são fabricadas por encomenda. Antes, os moldes iam para fundição. Agora, o desenho de cada peça é produzido por computador. Em seguida, é feito o corte das chapas de aço com tecnologia a laser. “A peça já sai totalmente acabada, não precisa remanufaturar ela nem nada, ela já está pronta essa peça”, diz o empresário.

Depois, começa o trabalho na linha de montagem, onde os funcionários fazem os ajustes e testam os maquinários. A empresa produz, em média, 40 equipamentos por mês em vários tamanhos. E o carro chefe é esse modelo aqui, pequeno e com preço bem acessível, custa R$ 1,5 mil.

A máquina tem um metro de altura, é portátil e de fácil instalação. O uso também é simples, basta colocar os rolos de algodão ou poliéster na pequena bobina e os fios são trançados. Produz cadarços, fitas elásticas e cordinhas em geral.

“É um produto que ele atende tanto ao pequeno empresário que está iniciando como ao grande empresário que já tem o seu parque industrial grande (...). Comprando uma, duas, três máquinas você já consegue ingressar no mercado”, revela o empresário.

O faturamento da empresa é de R$ 120 mil por mês. As máquinas são vendidas para clientes de todo o país.

Alexandre Lima Costa é dono de uma fábrica de cordões trançados. Há 6 anos, ele comprou 10 máquinas trançadeiras, fabricadas por Flávio Garcia.

Quando Alexandre resolveu investir nas máquinas trançadeiras, nem ele imaginava que o negócio poderia dar tão certo, e deu. Hoje, são mais de 50 equipamentos, tudo isso para atender a demanda que não para de crescer. “Tem como começar pequeno, sim. Hoje, se você pegar dez máquinas, dá para iniciar um negócio, fazer uma boa pesquisa de mercado. É ver o produto, a procura, e com o decorrer do tempo você vai adquirindo mais máquinas”, explica.
Hoje, o empresário produz, por mês, 1,5 milhão de metros de cordões. “A gente consegue fazer o cordão para bijuteria, o cordão para cadarço de sapato que é um produto que vende muito hoje. Por exemplo, sapato todo mundo usa, então é um componente principal para o sapato”, afirma.

O empresário comercializa os cordões com mais de 500 clientes de todo o país. São empresas dos setores têxtil e calçadista, fabricantes de embalagens e armarinhos. Costa tem uma margem de lucro de até 20% na venda dos produtos.

“Você precisa estar sempre aprimorando a qualidade, as tendências de cores. Nós trabalhamos muito com as cores inverno-verão, por exemplo, as cores mais vivas. Então, você tem que estar antenado nas tendências”, sugere.

Com a boa aceitação das máquinas trançadeiras no mercado, o Fabricante Flávio Garcia espera aumentar as vendas até o fim do ano. A estimativa é crescer 10% e vencer a concorrência dos importados.
“A gente sempre pensa em crescimento. A gente sempre esta melhorando técnicas de fabricação para diminuir tempo, mão de obra, para a gente ficar no mercado com o custo, porque os produtos chineses estão aí, então a gente tem que correr atrás para não ficar fora do mercado”, sugere Garcia.
Contatos:
METALÚRGICA TORRE
Contato: Flavio Garcia (Empresário)
Rua Anália Franco, 245 – Água Rasa
São Paulo – SP – CEP: 03344-040
Telefone: (11) 2605-7365
www.metalurgicatorre.com.br
ALCATEVI – CORDÕES E ELÁSTICOS
Contato: Empresário Alexandre Lima Costa
Av. Maria Luiza Americano, 446 – Cidade Líder
São Paulo /SP – CEP: 08275-001
Telefone: (11) 2741-3195
www.alcatevi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário