MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hoje guitarra baiana, 'pau elétrico' deu origem ao carnaval de Salvador


Instrumento completa 70 anos em 2013 e é o tema do carnaval de Salvador.
Armandinho e Aroldo lembram experimento que revolucionou música baiana.

Ida Sandes G1 BA

"O começo de tudo veio do 'pau elétrico', história de Dodô e Osmar que originou o trio elétrico e tudo isso que acontece no nosso carnaval”, indica Armandinho sobre o instrumento criado na Bahia no início da década de 40. O "pau elétrico" serviu de protótipo para a guitarra baiana, que completa 70 anos em 2013 e é tema do carnaval de Salvador.


O "pau elétrico" surgiu da tentativa dos amigos Dodô e Osmar em criar um instrumento elétrico a partir do cavaquinho e do bandolim, ambos objetos acústicos. A dupla costumava tocar seresta em festas e serenatas na casa de amigos, como conta Aroldo Macêdo.
Juntos, começaram a abafar o cavaquinho com flanelas para conseguir maior ganho de som, mas, mesmo assim, não conseguiam a potência esperada. “Foi a partir daí que eles colocaram um parafuso de um lado e do outro da bancada maciça, prenderam uma corda e botaram o captador embaixo. Aumentaram o volume todo, mas não dava microfonia”, explica o músico Armandinho, filho de Osmar.
Assim surgia o "pau elétrico", e também as brincadeiras nas rodas de amigos. Armandinho conta que, no começo, o instrumento eletrificado recém-criado era chamado de cavaquinho elétrico ou violão elétrico. O "pau elétrico" foi um apelido dos amigos, uma brincadeira. “Eles nunca usaram muito porque faziam de brincadeira maliciosa. Dodô tocava o violão, o pau elétrico dele era o maior, e o do meu pai era o cavaquinho”, lembra Armandinho.
Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas sobem no Trio Espacial, no encontro de trios, na Praça Castro Alves, para cantar com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. (Foto: Família Macedo / Arquivo Pessoal)Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas sobem no Trio Espacial, no encontro de trios, na Praça Castro Alves, para cantar com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. (Foto: Família Macedo / Arquivo Pessoal)
À medida que passaram a tocar o instrumento elétrico, perceberam que existiam novos recursos sonoros para explorar que até então não conheciam. “Eles são os primeiros guitarristas elétricos brasileiros”, ressalta Aroldo Macedo.
Trio elétrico: a origem
Como no início eram apenas eles dois, Dodô e Osmar, colocaram o nome do conjunto "A Dupla Elétrica". Tocando em festinhas dos amigos, mais um integrante se juntou à aventura, chamado Temístocles, de apelido Temí. Dodô também fez um instrumento elétrico para ele e o batizou de 'triolim elétrico'. Assim surgiu o grupo musical "Trio Elétrico", que simbolizava os três músicos e os três instrumentos elétricos.
Quando eles subiam na "fobica", como era chamada a caminhonete em que desfilavam e tocavam nas ruas durante o carnaval, não tinham recursos para levar o trio e todos os outros amigos, por isso, iam apenas os dois, Dodô e Osmar.
“Era o nome do conjunto deles, não era o nome do caminhão. Só que, quando eles saíram no segundo ano numa caminhonete, eles pintaram, alguém abriu numa pincelada, de qualquer jeito, "O Trio Elétrico", porque era o nome do conjunto”, conta Armandinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário