MEDIÇÃO DE TERRA

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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ford Fusion flex chega por R$ 92.990


Motor Duratec bicombustível tem 175 cv de potência com etanol.
Montadora lança ainda versão Titanium com tração frontal por R$ 100 mil.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Florianópolis

Ford Fusion flex (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)Ford Fusion 'vira' flex (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Dois meses depois de iniciar as vendas do novo Fusion no país, a Ford lançou, nesta segunda-feira (24), em Florianópolis, uma versão exclusiva para o mercado brasileiro, equipada com motor 2.5 flex de nova geração. Posicionando-se como a versão de entrada do Fusion, ela custa R$ 92.990 em configuração única - somente o teto solar é opcional e sai por R$ 4 mil.
"Queremos ser os líderes desta categoria de sedãs grandes premium", afirma o diretor de vendas e marketing da Ford, Oswaldo Ramos.
A versão Titanium 2.0 AWD (tração integral) a gasolina, primeira a ser lançada, em dezembro passado, custa R$ 112.990. Junto com a flex chega a versão Titanium FWD (tração frontal), por R$ 99.990. Em maio, a montadora lançará o Fusion Hybrid 2.0, que combina um motor elétrico com outro a combustão. "No caso da opção com motor híbrido, vamos focar na pessoa física", destaca Ramos. O preço dela ainda não foi divulgado.
O propulsor Duratec 2.5 flex tem bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas de admissão (iVCT) e bobina de ignição por cilindro, para permitir melhor queima de combustível e, assim, reduzir o consumo de combustível. Segundo a Ford, ele gera 175 cavalos de potência, quando abastecido com etanol, e 167 cv, com gasolina. São 24,1 kgfm de torque com etanol e 23,2 kgfm com gasolina. A transmissão é automática sequencial de 6 velocidades, com opção de trocas manuais.
Ford Fusion flex (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)Motor rende 175 cv com álcool e 167 cv com
gasolina(Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Suspensão mais rígida
Fora o motor, a nova versão do Fusion mantém todas as características da nova geração do sedã. "O carro oferece agora uma excelente conexão com a estrada, sem passar a vibração para os ocupantes. A suspensão está 15% mais rígida e permite a otimização do espaço para ocupantes e bagagem", destaca o gerente de produto da Ford, Eduardo Barretto.
Todas as versões são trazidas do México, país com o qual o Brasil mantém acordo comercial que concede isenção de imposto de importação (restrita a uma determinada cota por montadora). Os motores, inclusive o flex, são fabricados nos Estados Unidos.
O visual do Fusion bicombustível é basicamente o mesmo das demais versões. As rodas são de 17 polegadas, enquanto, na Titanium, são de 18. A parte inferior da traseira é um pouco mais simples e não há o aerofólio que a topo de linha ostenta.
Equipamentos
O Fusion Flex tem de série sistema Sync com comando de voz, tela de 8 polegadas, navegação com mapas brasileiros, Bluetooth, USB, cartão de memória, tela configurável no painel (MyFord Touch) e ar-condicionado digital com controle individual da saída traseira. Já os principais itens de conforto são ajuste elétrico do banco do motorista, 3 memórias e aquecimento, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico, abertura das portas por código e grade frontal com fechamento ativo.
Como equipamentos de segurança, também de série, estão 8 airbags, sistema de classificação do ocupante, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD e EBA, câmera e sensor de ré, chave programável MyKey e monitoramento da pressão dos pneus.
Meta em segredo
A Ford diz que, no mês passado, vendeu 700 Fusion na versão Titanium de tração integral e que a primeira geração do sedã vendia, em média, 1 mil por mês. O volume esperado para a nova geração deve ser semelhante, mas a montadora não revela as metas.
"Este mercado é muito disputado, vamos ver o que os concorrentes trarão. Os sul-coreanos terão que administrar suas cotas [de carros trazidos do México] e vamos ver se o [Chevrolet] Malibu e o [Nissan] Altima chegam mesmo", observa Oswaldo Ramos.
O que mudou
Revelado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano, o sedã lembra muito pouco seu antecessor (veja o antes e o depois abaixo). "O Fusion não tem nenhuma peça do carro anterior. "Ele é resultado da junção das plataformas do antigo Fusion e do Mondeo [a versão europeia]. Nela serão produzidos 1,3 milhão de carros globais", acrescentou.", resumiu Antonio Baltar, gerente de marketing do modelo, na época da apresentação do carro, em outubro passado.
As principais mudanças visuais são a grade dianteira anabolizada, seguindo a nova identidade de modelos Ford, faróis afilados e lanternas agora no topo da carroceria. O novo carro mede 4,87 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,48 m de altura e tem 2,85 de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 453 litros.
Veja o antes e depois do Ford Fusion 2013
Ford Fusion antes das mudanças (Foto: Divulgação)Ford Fusion antes das mudanças (Foto: Divulgação)
Ford Fusion 2013 (Foto: Divulgação)Ford Fusion 2013 (Foto: Divulgação)

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