MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Estudante do ensino médio passa em seis faculdades de medicina

'Eu prestei para ver como era, achei que tinha ido mal', diz estudante.
Ação está sendo movida pela família para garantir matrícula em uma delas.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Quem sonha em ter curso superior sabe a dificuldade que é ser aprovado no vestibular e conseguir uma vaga. Agora imagine a situação de um estudante de São José do Rio Preto (SP) que passou em seis faculdades de medicina e não pode cursar porque ainda não terminou o Ensino Médio. Para tentar resolver esse "problema", a família entrou com uma ação na Justiça.
O estudante Leandro Bertolo, de 17 anos, prestou e foi "aprovado" em duas universidades estaduais e quatro federais. São elas: UFSCar, em São Carlos, interior de São Paulo; UFCSPA, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Unifesp, Escola Paulista de Medicina e Universidade Federal de Santa Catarina. O estudante ainda prestou como treineiro – e passou – na Unicamp e USP. “Eu prestei para ver como era, todo mundo dizia que era difícil. Até achei que tinha ido mal, mas fiquei surpreso com os resultados, deu certo”, comenta o estudante.
Para a família não teria como ser diferente. A mãe, Eny Bertolo, conta que desde pequeno Leandro nunca tirou uma nota abaixo de 9. "Ele sempre foi disciplinado para estudar, sempre quis prestar medicina, sabia que era difícil e se dedicou”, comenta Eny.
Entre tantas opções, como fazer a matrícula sem ter concluído o ensino médio? A família quer garantir que o filho tenha na Justiça esse direito mesmo sem ter concluído o Ensino Médio. Para isso, uma ação foi iniciada para garantir os direitos do jovem. O pedido se baseia em uma lei federal que assegura ao aluno o direito de frequentar o curso, mesmo sem ter concluído os estudos do colegial.
A ação está sendo movida para a vaga para a Unifesp, a Escola Paulista de Medicina. “Infelizmente a primeira avaliação não foi positiva, mas vamos entrar com uma nova ação no Tribunal de Justiça", comenta a mãe. (Correção: a nota indicou erroneamente o Tribunal Superior Eleitoral como recurso, mas foi alterada com a indicação do órgão correto, o Tribunal de Justiça. A correção foi feita às 16h10).
Até que o resultado saia, Leandro continua focado nos estudos. “Se não der certo eu tento ano que vem”, diz o estudante.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação sobre o caso. Por nota, disseram que é obrigatório concluir o ensino médio para poder cursar uma faculdade, mas que, em alguns casos semelhantes, é possível tentar um recurso com os conselhos estaduais de educação e as próprias universidades.
Leandro aguarda decisão da Justiça para tentar se matricular (Foto: Reprodução / TV Tem)Leandro aguarda decisão da Justiça para tentar se matricular (Foto: Reprodução / TV Tem)

Um comentário:

  1. Se fosse um trombadinha da Fundação Casa ele teria autorizado. Esse Juiz não tem vergonha de se olhar no espelho? Vai entrar para a história da magistratura pela porta dos fundos. Tomara que num futuro bem próximo ele precise de um médico e morra sem atendimento. É um infeliz.

    ResponderExcluir