MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Blogueira cubana Yoani Sanchéz inicia viagem para o Brasil


Ela conseguiu sair do país após mais de cinco anos de recusas do governo.
Yoani passará por diversos países e ficará 80 dias fora da ilha.

Do G1, em São Paulo

A blogueira cubana Yoani Sanchéz inicia neste domingo (17) uma viagem de 80 dias que terá como primeiro destino o Brasil, após mais de cinco anos de recusas do governo cubano para que ela pudesse viajar ao exterior.  Neste domingo, Yoani foi fotografada no Aeroporto Internacional de Havana enquanto passava pelo controle de passaporte e aguardava seu voo.
A blogueira conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Yoani recebeu seu novo passaporte para viajar no dia 31 de janeiro.
Yoanis Sanchez acena ao passar pela emigração em Cuba (Foto: Adalberto Roque/AFP)Yoanis Sanchez acena ao passar pela emigração em Cuba (Foto: Adalberto Roque/AFP)
A blogueira cubana Yoani Sanchéz passa pelo controle de imigração no aeroporto de Havana (Foto: Desmond Boylan/Reuters)A blogueira cubana Yoani Sanchéz passa pelo controle de passaporte no aeroporto de Havana (Foto: Desmond Boylan/Reuters)
Além do Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Peru, entre outros países.
Ela tem desembarque previsto para o início da madrugada desta segunda-feira (18) em Recife, de onde irá em um segundo voo para Salvador. De lá, a blogueira segue de carro para Feira de Santana, onde participará da exibição do documentário Conexão Cuba Honduras. Ela também tem programações em Salvador e em São Paulo.
Com o sentimento de ter “ganhado uma pequena vitória pessoal, jornalística, cidadã e jurídica” a autora do blog “geração Y” disse que tem a impressão de estar vivendo 'um sonho', mas que também sente um “sabor agridoce”.
“É uma vitória limitada, porque a reforma migratória de Cuba ainda não contempla a possibilidade de entrar e sair da ilha como um direito inerente pelo mero fato de ter nascido neste país”, disse a blogueira em entrevista no aeroporto de Havana, segundo a agência EFE.
  •  
Yoani Sanchéz mostra visto para o Brasil em seu passaporte neste domingo (17) (Foto: Desmond Boylan/Reuters)Yoani Sanchéz mostra visto para o Brasil em seu passaporte neste domingo (17) (Foto: Desmond Boylan/Reuters)
Yoani Sánchez afirmou que sua principal bagagem é seu desejo de se conectar livremente à internet e de conhecer o mundo e sua realidade “com seus claros e escuros”.
“O mais importante não levo na mala, levo aqui”, disse a blogueira, apontando para sua cabeça.
Embora ainda estejam vigentes algumas restrições nas idas ao exterior para os cubanos, nos últimos dias puderam viajar sem problemas alguns críticos do regime como o engenheiro de computação Eliécer Ávila e Rosa María Payá, filha do falecido opositor Oswaldo Payá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário