MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Alimentos ricos em fibras ajudam a emagrecer, diz nutricionista

Karin Honorato destaca leguminosas, grãos, farelos e vegetais.
Ela alerta para o consumo moderado de carboidratos integrais (pães e arroz).

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (23) sobre a importância dos alimentos ricos em fibras na dieta do emagrecimento. Ela destaca que as fibras são uma classe especial de nutrientes.
Entre os alimentos ricos em fibras Karin cita as leguminosas – soja, grão de bico, lentilha, ervilha e feijão –; os carboidratos integrais – pão, massas e arroz integral; os grãos e farelos – aveia, amaranto, semente de linhaça; e os vegetais – frutas, verduras e legumes.
Para a nutricionista,  um adulto deve consumir em média de 25g a 30g de fibras por dia, o equivalente a uma xícara cheia de grãos de soja, que tem 20g de fibras a cada 100g; ou uma concha de grão de bico (17g); uma concha de lentilha ou ervilha (13g); e o feijão (cerca de 11g). A nutricionista ressalta a importância das leguminosas na dieta. “Além de terem também proteínas e outros nutrientes, esses alimentos ajudam você a aumentar o índice de fibras e com isso, abaixar o nível de açúcar, abaixar o nível de gordura, melhorando glicose e colesterol”, afirmou.
Sobre os carboidratos integrais ela ressalta e o consumo deve ser feito com moderação. Ela destaca a diferença entre o arroz branco e o integral: o primeiro tem 2g de fibra em uma colher cheia de servir, já o segundo tem até 7g.
Já os grãos e farelos, Karin destaca que alguns possuem mais fibras solúveis, “que formam um gel, para que essa fibra também tenha probabilidade de levar gordura e açúcar do sangue”. Outras fibras possuem também a probabilidade de aumentar as fezes, fazendo com que os alimentos ruins sejam retirados do organismo, segundo a nutricionista.
Frutas, legumes e verduras possuem fibras nos caules, nas folhas, nos talos e nas sementes de todos os vegetais. Ela destaca a goiaba como a campeã em fibras, além da mexerica e pêra e o abacate.
Leguminosas e frutas são mais ricas em fibras solúveis e grãos e farelos fibras insolúveis, de acordo com Karin.  Ela ressalta a importância do consumo de água para a dieta de emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário