MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

'Abraços foram mais quentes que os insultos', diz Yoani ao deixar a Bahia


Ela deixou o estado e seguiu para Brasília na manhã desta quarta-feira (20).
Após viagem pelo Brasil, Yoani Sánchez irá também para outros países.

Gabriel Santana e Ingrid Maria Machado Do G1 BA

Em momento de lazer em Feira de Santana (BA), a blogueira cubana Yoani Sánchez, de 37 anos, dança forró na tarde de terça-feira (19). Em debate na cidade, ela afirmou o desejo de criar um 'meio de imprensa livre' em Cuba. (Foto: Mário Bittencourt/BAPress/Estadão Conteúdo)Em momento de lazer em Feira de Santana (BA), a blogueira cubana Yoani Sánchez, de 37 anos, dança forró na tarde de terça-feira (19). Em debate na cidade, ela afirmou o desejo de criar um 'meio de imprensa livre' em Cuba. (Foto: Mário Bittencourt/BAPress/Estadão Conteúdo)
A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, por volta das 8h10 desta quarta-feira. Ao chegar ao local, ela falou com o G1 sobre os protestos que aconteceram durante sua estadia em Feira de Santana, onde ficou desde a segunda-feira (18).
“Saio da Bahia bastante satisfeita. Não me importei com os protestos. Respeito a liberdade de expressão. Os abraços da Bahia foram mais quentes que os insultos e  eu não dou adeus à Bahia, dou um até logo”, disse.
Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
A passagem dela pelo país foi marcada principalmente por protestos. Assim que chegou ao Brasil, ainda em Recife, ao ser recebida por manifestantes Pró-Cuba, a blogueira comentou: "Viva a democracia, quero também essa democracia no meu país". Já em Feira de Santana, após diversos protestos, o cancelamentoda exibição do filme "Conexão Cuba-Honduras", onde ela é uma das personagens, e segurança reforçada, ela chegou a dizer que os protestos "são como os orquestrados por terroristas".
Yoani Sanchéz participa de debate em ginásio em Feira de Santana, na Bahia (Foto: Egi Santana/G1)Protestos enquanto Yoani Sanchéz participa de debate em ginásio em Feira de Santana (Foto: Egi Santana/G1)
Mudança de roteiro
A blogueira desmarcou o tour que faria em Salvador e adiou o horário de ida a São Paulo, ambos compromissos previstos para a quarta-feira (20), para comparecer à Câmara dos Deputados, em Brasília, onde deve assistir o filme "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta Dado Galvão.
A exibição seria feita na segunda-feira (19), no espaço Parque do Saber, em Feira de Santana, mas foi cancelada. Antes, um grupo protestou em defesa do regime político em Cuba e contra a postura da blogueira.
Yoani Sánchez tira foto com seu iPhone durante debate na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef), na Bahia, na terça (19). Apesar do apoio de grupos que a receberam no Brasil, outros a acusam de trair a pátria cubana e o ideal socialista. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Yoani Sánchez tira foto com seu iPhone durante debate na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef), na Bahia, na terça (19). Apesar do apoio de grupos que a receberam no Brasil, outros a acusam de trair a pátria cubana e o ideal socialista (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Imprensa Livre
Na noite da terça-feira (20), ela afirmou o desejo de criar "meio de imprensa livre” em Cuba durante o debate realizado no ginásio de uma faculdade particular em Feira de Santana. Esse foi o último compromisso na primeira cidade que visita depois de deixar a ilha caribenha beneficiada com a reforma migratória.
Mais de mil pessoas, entre estudantes, militantes e membros da sociedade civil, participaram do evento, que durou pouco mais de uma hora. Para ela, a experiência de percorrer pelo menos 12 países em 80 dias, como pretende, trará conhecimento para ela tentar implantar um veículo de comunicação no território cubano.
Yoani Sanchéz participa de debate em ginásio em Feira de Santana, na Bahia (Foto: Egi Santana/G1)Yoani Sanchéz participa de debate em ginásio
em Feira de Santana (Foto: Egi Santana/G1)
“Não uma imprensa que traga meus rancores com o governo, sobre o que já vivi, mas uma imprensa livre, séria e objetiva, que informe com qualidade, mas que também possa opinar livremente e levar a discussão das questões a todos”, disse sobre o seu "sonho", como chamou.
Mais uma vez, Yoani ouviu muitos gritos de protesto como "Viva Fidel" e "Viva a revolução" e, desta vez, também aplausos dos que foram favoráveis ao discurso.
O filme
Dado passou três semanas entre Cuba e Honduras para retratar as restrições políticas impostas por esses governos sobre liberdades, como a de expressão, no século 21. Yoani Sánchez, que é autora do blog "Generación Y", é uma das personagens principais, junto a Reinaldo Escobar, seu marido, além das Damas de Branco e do Conselho dos Ativistas dos Direitos Humanos.
A produção conta a história de Esdras López, jornalista do Canal 36, portal noticioso de Honduras que teve o trabalho cerceado durante o golpe militar ocorrido em setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário