MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Qualidade dos pinheiros em Mogi das Cruzes, SP, é considerada boa


Movimento nos sítios dos produtores de tuia já começou.
Este ano há pouca concorrência e a planta está mais valorizada.

Do Globo Rural

Em uma plantação em Suzano há três variedades de tuia: a buchinho-cone, que é a menor, tem cerca de 50 centímetros e é vendida por R$ 20, a tuia maçã, que sai por R$ 30, tem 1,5 metro e recebe este nome porque as folhas exalam um cheiro de maçã verde, e a tuia áurea, que tem pelo menos dois metros de altura e é a sensação nesta época do ano.
Edson Elias mexe com esse mercado há mais de 20 anos. Para o Natal de 2012, ele plantou mais de mil árvores, juntando as três espécies. A tuia áurea está valorizada no mercado, tanto que ele passou a vendê-la mais caro.
A kaizuka, variedade de pinheiro um pouco mais sofisticada que as outras, normalmente é usada para paisagismo porque aceita muito bem todo tipo de corte, mas nesta época do ano, muita gente a escolhe para montar a árvore de Natal, por isso, o produtor muda até a forma de podar.
Ricardo Ishibashi tem cerca de 50 mil mudas de kaizuca, quase tudo para clientes fixos. Ele estima que até dezembro deve ter um aumento de 30% nas vendas e um dos motivos é o tempo que a planta leva para se desenvolver, pelo menos, seis anos para atingir um metro de altura, enquanto as tuias levam três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário