MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sinais de contaminação em córrego preocupam indígenas de MS


Ministério Público Federal pediu que a Polícia Federal investigue o caso.
Funai registrou denúncia e amostras da água foram coletadas para exames.

Do Globo Rural

O córrego Ypo'i é a principal fonte de água para os índios guarani-kaiwoá que vivem em um acampamento em Paranhos, extremo sul de Mato Grosso do Sul, mas a comunidade deixou de usá-lo temporariamente. Os índios reclamam que a água pode ter sido contaminada.
Aproximadamente quatro mil indígenas vivem em Paranhos segundo a Funai. Eles representam 30% da população do município e de acordo com a fundação, a maioria vive em áreas regularizadas distribuídas em cinco aldeias, situação bem diferente da encontrada no acampamento ypoi.
Eles estão acampados em barracas de lona e debaixo de árvores há três anos. Tudo é improvisado.
A região é conhecida por conflitos pela posse de terras. Em 2009, dois professores do acampamento desapareceram depois de um ataque à comunidade. Um deles foi encontrado morto dias depois, o outro continua desaparecido.
No acampamento vivem aproximadamente 200 indígenas. A área é uma das 24 que estão em processo de demarcação e registro em Mato Grosso do Sul.
Um decreto de 2009 garantiu aos índios a permanência na área até o fim do processo de demarcação. Os fazendeiros da região questionaram a decisão na Justiça e o Supremo Tribunal Federal suspendeu parcialmente o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário