MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Secretário da Fazenda pede a Neto o "destrave" do metrô


Regina Bochicchio A TARDE

  • Rejane Carneiro | Ag.A Tarde. Data: 10/01/2008
    Petitinga acusa prefeitura de demora para passar documentos
O secretário estadual da Fazenda, Luiz Petitinga, disse, nesta quarta-feira, 31, que a Prefeitura de Salvador está emperrando o processo para a implantação do metrô na capital. Ele aproveitou para pedir ao prefeito eleito, ACM Neto (DEM), que destrave o processo  quando assumir. As declarações foram feitas durante a apresentação do segundo balanço quadrimestral na Assembleia Legislativa.
"Gostaríamos de contar com o apoio do novo governo da capital para que destrave o processo do metrô, disponibilizando para o Estado informações sobre investimentos realizados. Contamos com isso, que seja encaminhado de forma exitosa e seja tocado. Assim, no prazo de três anos teremos o sistema operando dentro da configuração discutida", disse.
Ele afirmou que o governo esbarra em "problemas de ordem negociável" para o lançamento do edital de licitação para os tramos 2 da linha 1 e linha 2 do metrô. A linha 1 compreende Lapa-Rótula do Abacaxi e Rótula-Pirajá. E a linha 2 vai da Bonocô até Lauro de Freitas. O secretário disse  esperar que nos próximos 60 dias (final do mandato do prefeito João Henrique e início do governo ACM Neto) os nós sejam desatados.
Licitação - O entrave estaria na demora da prefeitura em passar para o Estado documentos e equipamentos físicos. "A prefeitura é proprietária de todos os ativos ao longo das vias do metrô, pelas instalações do metrô. E como ela é proprietária disso, para o Estado liderar o processo, publicando edital, onde colocará em licitação toda a exploração e investimento de todo o sistema, terá que ter havido um ajuste entre a Prefeitura de Salvador e o governo".
Ele explica: "A prefeitura tem de colocar esses equipamentos, os investimentos já realizados à disposição do governo para que possa licitar", desabafou Petitinga, e concluiu: "Se não houver isso, não andamos para canto nenhum".
O argumento do secretário, ainda que técnico, pode ser lido como mais um round na briga entre governo do Estado e o prefeito João Henrique Carneiro (PP).  A questão foi exacerbada durante a sucessão na capital, quando o PT criticou  a atual administração. João, por sua vez, já afirmou em entrevista a este jornal que o Estado entravou a inauguração dos seis quilômetros do metrô.
Sem recursos - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, esteve na Bahia em abril deste ano, quando, ao contrário do esperado,  não liberou os R$ 33 milhões pedidos  pelo município para concluir o que faltava nos seis quilômetros de metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário