MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MEC muda regras de correção para a redação do Enem após reclamações


O ministro da Educação disse que o sistema de segurança das provas foi reforçado e que medidas estão sendo tomadas para evitar problemas.

BOM DIA BRASIL

Mudaram os critérios de correção das redações do Enem - o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas estão marcadas para o próximo fim de semana. A correção será mais rigorosa.
Afinal, o Enem mexe com a vida de muita gente: 5,6 milhões de estudantes vão fazer as provas. O ministro Aloisio Mercadante, no primeiro Enem da vida dele, disse que o sistema de segurança das provas foi reforçado e que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar problemas. Uma delas é com a redação.
Depois de mais de 500 ações na justiça de candidatos contestando a pontuação, o MEC decidiu: a correção será feita por dois professores de forma independente. Se a diferença entre as notas for de 200 pontos ou mais, o texto vai para análise de um terceiro professor. Antes a diferença teria que ser de 300 pontos. E ainda assim, se a divergência persistir o texto vai ser corrigido por uma banca, para dar a palavra final.
A outra inovação é que a correção estará disponível para o candidato ver. “A gente precisa saber o que realmente errou para a gente continuar melhorando”, diz.
Há novidades também com relação à segurança, que, segundo o MEC, foi reforçada. As provas já estão prontas e guardadas em locais sigilosos. Uma parte está em envelopes que estão com um lacre eletrônico, para registrar a hora que foram fechados e hora que serão aberto. Se algo fugir do previsto, uma central em Brasília vai conseguir detectar. Um teste, que se der certo, será ampliado.
No ano passado, questões da prova haviam sido usadas em matérias de estudo de um colégio em Fortaleza. Em 2010, foram identificados problemas nos cadernos de provas e gabaritos. E, em 2009, cadernos de provas foram furtados e divulgados antes do dia do exame. O Enem chegou a ser adiado.
Esse será o primeiro Enem na gestão do atual ministro da Educação, que chegou a brincar ao comentar as mudanças. “Primeiro Enem a gente nunca esquece. Este é o meu primeiro. Todas as medidas que existiam foram reforçadas e todo o processo de impressão, de pré-teste, tudo isso que foi feito foi no mais rigoroso padrão de segurança, sem nenhum incidente até o momento”, disse Aloísio Mercadante.
Em tempo de apagões, o ministro disse ainda que o ministério já tem um plano de emergência que prevê até o que fazer caso falte energia durante o exame. Técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico vão ficar de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário