MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jornalista lança em Teresina livro "As mães de Chico Xavier"


A obra mostra os bastidores do filme que levou mais de 500 mil ao cinema.
Livro foi organizado pelo jornalista Saulo Gomes.

Patrícia Andrade Do G1 PI

O livro "As Mães de Chico Xavier", que apresenta os bastidores do filme homônimo e que levou mais de 500 mil pessoas às salas de cinema do Brasil, será lançado nesta quarta-feira (28), às 19h, na Livraria Anchieta, Zona Leste de Teresina. A publicação foi organizada pelo jornalista Saulo Gomes que por mais de 40 anos acompanhou o médium Chico Xavier.
Jornalista Saulo Gomes acompanhou Chico Xavier por mais de 40 anos. (Foto: Lícia Dutra/G1)Jornalista Saulo Gomes acompanhou Chico Xavier por
mais de 40 anos. (Foto: Lícia Dutra/G1)
Em entrevista ao G1 Piauí, Saulo Gomes conta que recebeu o convite do coordenador da Ong cearense Estação da Luz, Luiz Eduardo Girão, para escrever sobre os bastidores do filme "As Mães de Chico Xavier". A Estação da Luz é responsável ainda por outras produções que colocaram a temática espírita na lista dos filmes nacionais com grande sucesso de bilheteria.
"Recebi o texto muito bem produzido, com ótimas fotografias dos bastidores do filme. Essa é a primeira etapa do livro que mostra, além do material fotográfico, depoimento de artistas, diretores e alguns fatos inusitados durante as gravações. O relato do ator Nelson Xavier, por exemplo, ateu e comunista, está no livro e conta a sua mudança de vida após viver Chico Xavier em dois filmes", descreve Gomes.
Além dos bastidores, o jornalista desenvolveu dentro do livro temas relacionados ao filme como a morte, drogas, aborto e suicídio. Ele conta que foi buscar nos seus arquivos e na Federação Brasileira Espírita (FEB) textos relacionados às temáticas que foram escritos não só por Chico Xavier, mas por outros colaboradores como Abel Sidney, Divaldo Franco, Therezinha Oliveira, Cleunice Orlandi de Lima, Plínio de Oliveira, Raul Teixeira e Vilson Dispoti.
No filme, a personagem Ruth, interpretada pela atriz Vya Negromonte, tem um filho adolescente que enfrenta problemas com drogas. Já Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes). Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada. Em um momento do longa, estas três mulheres se encontram quando resolvem procurar a ajuda do médium Chico Xavier (Nelson Xavier).
O livro traz além das três histórias do filme, outros quatro relatos de mães que tiveram contato com Chico Xavier na década de 70, na cidade de Uberaba (MG), na casa chamada Comunhão Espírita Cristã de onde ele se afastou em 1975 e depois quando criou a chamada Casa da Prece, onde hoje é um museu. Nesses dois locais ele psicografou dezenas de mensagens.
"São mensagens de lições de vida e de conforto escritas com muito carinho, competência e honestidade acima de tudo. Eu trago para o livro, em especial, as mensagens psicografadas por Chico Xavier. O depoimento das mães beneficiadas com a mensagem dos filhos também é algo presente no livro e que emociona bastante”, relata Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário