MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Apicultura é nova fonte de renda de pescadores do Pantanal de MT


Região rica em vegetação garante produção de mel o ano todo.
Pescadores recebem treinamento gratuito de técnicos.

Do Globo Rural
Pescadores do Pantanal de Mato Grosso encontraram na apicultura uma nova fonte de renda. Muitos deles já pensam em abandonar o rio e somente criar abelhas. A região rica em vegetação garante produção de mel o ano todo.
O apicultor Alcides Taques, que começou a criação há dois anos, tem 20 colmeias onde trabalham quatro famílias de pescadores. "Toda vez que a gente vem colher o mel, a gente fica cada vez mais entusiasmado porque a quantidade é boa”, diz.
Este ano, o apicultor Cilo José do Nascimento, que começou com três caixas, deve colher quase 350 quilos de mel nas dez caixas. A produção é um reforço na renda da família no período da piracema.
A região tem muitas plantas que florescem em períodos diferentes e garantem até quatro retiradas por ano. Os 30 apicultores da comunidade Piuva, em Barão de Melgaço, têm 150 caixas de abelha. A expectativa é aumentar a produção e atingir 300 colmeias até o fim de 2013.
Os criadores de abelhas da comunidade formaram uma associação e contam com uma pequena estrutura. O apicultor Pedro Ribeiro de Moraes, que começou a atividade há um ano e meio, tem planos de aos poucos deixar de depender do rio.
Os pescadores, que agora também são apicultores, recebem treinamento gratuito de técnicos da Empresa de Extensão Rural de Mato Grosso e do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário