MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ação capacita 29 índios para atuarem como agentes ambientais no AM


Curso foi realizado no Centro Cultural da Aldeia São Francisco do Patauá
Seis comunidades participaram do treinamento.

Do G1 AM

Após a capacitação, indígenas receberam certificados (Foto: Seind/Divulgação)Após a capacitação, indígenas receberam
certificados (Foto: Seind/Divulgação)
No Amazonas, 29 indígenas de seis comunidades foram capacitados para trabalhar como agentes ambientais voluntários no município de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus. Os treinamentos ocorreram no fim do mês de outubro.

Segundo a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), o curso teve a participação de indígenas das comunidades São Francisco do Patauá (Tikuna), São Francisco do Guiribé (Apurinã), Sahu-Apé (Sateré-Mawé), Jatuarana (Apurinã), Katxibiri (Apurinã) e Tururukari-Uka (Kambeba).

A ação, segundo o governo estadual, faz parte do Programa de Compensação e Mitigação dos Impactos Ambientais da Ponte Rio Negro, que tem a proposta de inserir entidades civis e os comunitários no processo de educação ambiental e cidadania, com atuação direta no trabalho de monitoramento nas áreas de preservação e conservação, na proteção dos recursos naturais e no respeito à cultura dos povos indígenas envolvidos.
O curso foi realizado no Centro Cultural da Aldeia São Francisco do Patauá. A capacitação foi realizada pelo Comitê Gestor de Atuação Integrada e a Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário