MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Toyota apresenta seu 'carro brasileiro' em versão final; veja fotos


Hatch e sedã são mostrados em shopping de SP, mas sem test-drive.
Espaço interno é bom, mas acabamento ficou simples demais.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

toyota etios (Foto: Raul Zito/ G1)Toyota Etios, que chega em setembro, é exposto em shopping de SP (Foto: Raul Zito/ G1)
Sair de uma, digamos, "zona de conforto" estabelecida pelo Corolla é o que a Toyota se comprometeu a fazer no Brasil neste ano, com o inicio da produção do modelo de entrada Etios em Sorocaba (SP). O carro chega às lojas no mês que vem nas versões hatch e sedã.
Embora seja o “popular” da marca japonesa, a montadora não quis perder status e surpreendeu ao anunciar os preços do compacto, de fabricação nacional, que varia de R$ 35 mil a R$ 48 mil. Os valores abrangem desde a versão de entrada do hatch até a topo de linha do sedã. A montadora se antecipa e diz que o modelo poderá ter os preços “revistos” conforme a "reação do mercado".
Nesta sexta-feira (3), o G1 conferiu a versão do carro que chegará às lojas: ele está sendo exibido em um shopping de São Paulo. Tratou-se apenas de um "lançamento estático", não foi permitido test-drive. Veja abaixo as impressões.
toyota etios (Foto: Raul Zito/ G1)Versão sedã do primeiro 'popular' da Toyota feito no Brasil  (Foto: Raul Zito/ G1)
DesignDo lado de fora, o design do Etios é simpático. Com linhas mais marcantes e recorte quadrado, ele muda o “padrão” adotado pelas montadoras nesta categoria e que já foi bem quebrado pela Nissan com o March, um dos concorrentes do compacto. Tem conjunto óptico harmônico com o resto da carroceria, para-choques simples, mas bem desenhados, e lanternas charmosas. O que estraga são as rodas. "Brutas", elas destoam do resto do desenho, mais delicado.
toyota etios (Foto: Raul Zito/G1)Com uso excessivo de plástico simples, acabamento não condiz com o preço do modelo (Foto: Raul Zito/G1)
InteriorAo abrir a porta do carro, tudo muda. O acabamento interno tem uso excessivo de um plástico bem simples, que lembra o de carros abaixo dos R$ 25 mil. A textura sofre da mesma falta de cuidado. O pior fica para o painel de instrumentos, com grafismo tão sem graça que parece de papel. Para completar o conjunto, a tampa do porta-luvas ostenta um buraco: o recorte redondo é feito para acomodar a saída de ar do lado direito quando a tampa está fechada. Além de ser um acabamento bem descuidado, dá a impressão de que a saída de ar ficou “sobrando” no painel. Além disso, a tampa do porta-luvas abre sobre a perna do passageiro, o que exige certo malabarismo.
toyota etios (Foto: Raul Zito/ G1)De cima para baixo: grafismos simples, o 'buraco'
para saída de ar no porta-luvas e o porta-malas,
que é destaque do sedã (Foto: Raul Zito/ G1)
O ponto positivo está no espaço interno. O habitáculo tanto do hatch quanto do sedã acomoda bem quatro pessoas (três pessoas no banco traseiro não dá), tendo o motorista uma boa folga de banco sem que aperte a perna de quem está atrás. No entanto, os encostos de cabeça são assimétricos (cada um é de um jeito), o que dá um ar “largado” ao carro.
O encosto dos bancos traseiros é uma peça única. Quem precisar de mais espaço no porta-malas terá de puxar o encosto inteiro do banco e retirar os encostos de cabeça. Porém,  a manobra não é complicada. Quem ganha vantagem é a versão sedã, que conta com um bom porta-malas (a capacidade não foi divulgada pela Toyota).
Potência dos motores
Os motores disponíveis para o Etios, importados do Japão, serão o 1.3 16V e o 1.5 16V. Os dados de potência e torque não foram divulgados oficialmente, mas no porta-luvas dos carros apresentados nesta sexta-feira já estava o manual do carro com os seguintes dados: para o motor 1.3, são 90 cv de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque, se abastecido com etanol; 84 cv a 3.600 rpm e 11,9 kgfm, com gasolina; para o motor 1.5: 95,5 cv a 3.600 rpm e 13,8 kgfm de torque, com etanol; 92 cv a 3.600 rpm e 13,8 kgfm, com gasolina.
A princípio, apenas um câmbio manual de cinco marchas será oferecido. A lista de equipamentos também não foi divulgada pela marca.
ConclusãoEmbora a Toyota afirme que o projeto do compacto seja japonês e que a linha adotada para o modelo lançado na Índia seja totalmente distinto do projeto que veio para o Brasil, a impressão é de que o Etios brasileiro tem um belo sotaque indiano. Tudo isso, considerando que o carro parte de R$ 35 mil — um valor que dá até para comprar um Corolla usado. Em outras palavras, se for considerar somente o acabamento, o Etios perde em custo-benefício e se torna a opção mais salgada desta categoria tão disputada e que, um mês depois deste modelo, ganhará outro concorrente, o HB20, da Hyundai.
toyota etios (Foto: Raul Zito/G1)Etios é equipado com motor 1.3, de 90 cv, e 1.5, de 95,5 cv (Foto: Raul Zito/G1)
Nova fábrica
A Toyota aposta no status da marca para sustentar o Etios como um produto “competitivo” no mercado brasileiro, mas de acordo com o vice-presidente da Toyota Mercosul e da Lexus do Brasil, Luiz Carlos Andrade Jr., outras versões do modelo podem aparecer com preços mais acessíveis. O carro contou com alto investimento porque inaugura a produção da fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, que conta com 11 fornecedores, sendo 5 deles trazidos do Japão.
A Toyota precisa investir pesadamente em países em crescimento para não perder o posto de líder mundial, seja em produção, vendas ou no tão polêmico quesito "qualidade". Não à toa, a primeira resposta do consultor internacional da Toyota Motor Corporation, Mark Hogan — em visita ao Brasil para testar o Etios e verificar a nova fábrica —, ao ser questionado sobre o novo complexo industrial foi: "é uma das mais modernas fábricas da Toyota no mundo".
toyota etios (Foto: Raul Zito/G1)Em apresentação em SP, sedã ganhou 'estampa' projetada sobre ele (Foto: Raul Zito/G1)
Se o Etios conseguir atrair o brasileiro a ponto de justificar a meta de produção de 70 mil unidades por ano, a fábrica de Sorocaba pode virar um pólo de engenharia e desenvolver os próprios produtos. "É uma nova fase da Toyota no Brasil”, afirma Hogan, tendo em mente que o Brasil ainda corresponde a apenas 1% das vendas globais da montadora japonesa.
AtrasoO projeto da nova fábrica era previsto para 2008, foi adiado para 2010 e, com a crise financeira global, postergado novamente, para 2012. No entanto, somente agora a montadora japonesa confia no crescimento sustentável do mercado brasileiro de veículos, com projeções para crescer entre 4% e 5% nos próximos anos, atingindo o patamar de 4 milhões de unidades.
Contudo, sobre a meta da Toyota de participação de mercado no Brasil para os próximos anos, Hogan desconversa. “Ainda não temos”, respondeu ele à pergunta do G1. O que Hogan aguarda são os números que os próprios consumidores brasileiros darão a partir de setembro.
O Etios ficará exposto ao público no estacionamento do Shopping Morumbi, em São Paulo, desta sexta-feira até o dia 12 de agosto.
toyota etios (Foto: Raul Zito/ G1)Toyota diz que fábrica em SP onde faz o Etios será uma das mais modernas do mundo (Foto: Raul Zito/ G1)

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