MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sem tecnologias, escola do ES com maior nota no Ideb investe em livros


Para professores, segredo está nas turmas pequenas e na participação.
Nota da escola de 1ª a 4ª série foi de 7,1, sendo a média nacional de 5,0.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta

A escola pública municipal Ana Araújo, localizada no município de Alfredo Chaves, na região Litoral Sul do Espírito Santo, foi a que apresentou a nota mais alta entre as instituições do estado, segundo a avaliação feita pelo Ministério da Educação (Mec), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Mesmo sem equipamentos tecnológicos, a nota da escola ficou acima da média nacional, com 7,1 pontos até a 4ª série e 5,2 pontos até a 8ª série. Os professores usam a criatividade para levar os estudantes ao bom desempenho.
Para a professora de português Ana Claret, o segredo do sucesso da instituição está no tamanho das turmas, com um máximo de 30 alunos, e na participação em sala de aula. "Eu deixo que eles construam e depois faço minha inferências. Conhecendo bem cada um, consigo trabalhar de forma diferente com os alunos e aproveitar ao máximo aquilo que eu sei e encontrar um caminho para alcançar esse estudante", disse.
Segundo os próprios alunos, a interação e o interesse durante as aulas é bastante proveitoso. "A gente lê muito, a professora cobra isso da gente. Se a gente não entende alguma coisa, ela explica de novo, ela é muito legal", disse o estudante Rodrigo Piccoli, de 11 anos.
Sem o auxílio de equipamentos tecnológicos, o que há de sobra na escola Ana Araújo é a criatividade. De acordo com a instituição, 100% dos alunos até 8 anos de idade sabem ler, escrever e interpretar. O resultado satisfatório vem de idéias simples, como o "Cantinho da Leitura"e a "Maleta Viajante".
"No caso da maleta viajante, os alunos são sorteados e todos os dias alguém leva a maleta para casa, junto com um livro de história e o caderno de registros. Eles fazem esse registro e apresentam na aula no dia seguinte", explicou a professora Cibele Destefani.
Alguns alunos já têm até mesmo livros publicados. "Foi um trabalho final, e eles se sentiram importantes, verdadeiros 'Jorge Amado' da vida. Espalhamos esses livros pelas bibliotecas e eles também puderam levar para casa", disse a professora Silvia Piccoli.
Nessa escola, a matemática não é um bicho-papão. Segundo os educadores, a média das notas é acima de 8,0 pontos. "A minha aula não é forçada, dou aula em um clima de amizade. Primeiro escuto as dúvidas dos alunos para depois desenvolver a aula em cima disso", explicou a professora Priscila Costa, frisando que o clima das aulas ficou melhor depois que a barreira aluno/professor foi quebrada.
Aula de matemática não é bicho-papão na escola Aana Araújo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Aula de matemática não é bicho-papão na escola
Ana Araújo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Escola Ana Araújo em números
A instituição municipal apresenta turmas começando na 1ª série do ensino fundamental até a 8ª série. A nota da escola de 1ª a 4ª série foi de 7,1 pontos sendo que a média nacional foi de 5,0 e a estadual de 5,2 pontos. Já a nota atribuída na avaliação para as turmas de 5ª a 8ª série foi de 5,2, com a média nacional de 4,1 e a estadual de 4,2 pontos.
Para a população da cidade, com cerca de 14 mil habitantes, o resultado é motivo de orgulho. "Fico mesmo muito orgulhoso. Já estudei nessa escola e ainda faço parte dela. Para toda a população, esse resultado é uma honra muito grande", disse o vigilante Eduardo Nascimento.
A família e a escola
As famílias alegam que ficam de olho no desenvolvimento escolar dos filhos. "É bom acompanhar o filho para saber o que ele está fazendo, para saber como estão se desenvolvendo na escola, como estão se comportando", disse a mãe de aluno Maria Margarida.
A diretora Shirlei Nascimento ainda frisou o bom relacionamento escolar. "A gente consegue, em uma escola de 500 alunos, conseguir chamar todos pelo nome. Conhecemos nossos alunos, conhecemos as famílias, aqui todo mundo trabalha, de fato, muito junto", disse.
Alguns alunos da escola Ana Araújo já publicaram livros, em Alfredo Chaves (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Alguns alunos da escola Ana Araújo já publicaram livros, em Alfredo Chaves (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário