MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Saída de jovens do campo é tema de fórum realizado no Rio Grande do Sul


Objetivo é encontrar formas de manter jovens nas propriedades rurais.
No evento serão realizadas palestras, oficinas e apresentações artísticas.

Do Globo Rural
A migração dos jovens do campo para a cidade é tema do Fórum Estadual de Juventude Rural, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo do evento é encontrar alternativas que ajudem a manter essa parte da população nas propriedades rurais.

O agricultor Vanderlei Isoton, de 23 anos, mora em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, se dedica diariamente, das 7h da manhã às 19h à lida no campo. “É puxado. Tem que ser igual a um atleta porque é corrido”, diz.
O gosto pela agricultura veio com a família. Os avós, pais e irmãos do rapaz trabalham na terra. No total, eles possuem seis hectares para produção de uva, principal fruta cultivada no município. Agora, o trabalho é de preparação para a safra, que começa em dezembro.
Vanderlei Isoton trabalha desde os 15 anos no campo. Mas, quando desde criança o rapaz acompanhava os pais no trabalho nas plantações. Hoje, ele tem um conhecimento principalmente sobre parreirais e não pretende sair tão cedo da agricultura.
Enquanto muitos querem abandonar o campo, o jovem agricultor é um exemplo de que é possível viver da agricultura. “Muitas pessoas precisam do trabalho que a gente faz para levar na mesa comida, frutas e verduras”, diz.
Os desafios de manter os jovens no campo é um dos assuntos do Fórum Estadual de Juventude Rural, realizado esta semana em Porto Alegre. O objetivo é reunir e debater com os jovens alternativas que favoreçam a permanência no meio rural.
Durante o fórum, que termina nesta quinta-feira (23), os jovens participarão de palestras com representantes dos setores produtivos, oficinas e apresentações artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário