MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Praia da Pipa, RN, abre as portas para receber III Festival de Bossa & Jazz


Terceira edição do Fest Bossa & Jazz começa quinta-feira (30).
Programação inclui atrações nacionais e internacionais.

Do G1 RN

Fest Bossa & Jazz 2011 - Pipa/RN (Foto: Divulgação)Fest Bossa & Jazz 2011 - Pipa/RN (Foto: Divulgação)
O Fest Bossa e Jazz celebra em 2012 a sua terceira edição. O cenário para a festa é a Praia da Pipa, litoral Sul do Rio Grande do Norte. A partir do dia 30 de agosto até o dia 2 de setembro, Jazz, Blues, Bossa Nova e música instrumental será a trilha sonora da praia. Além de shows musiciais, o festival oferecerá workshops para músicos e estudantes de música e oficinas de cunho socioambiental para a população local.
Este ano, o Fest Bossa & Jazz será realizado inteiramente na Praia da Pipa, município de Tibau do Sul. A estrutura do evento ocupará uma área de 18 mil metros quadrados, em meio à natureza exuberante da região, com bares, estacionamento no local e acesso pela rua principal do vilarejo, próximo a hotéis, pousadas e restaurantes.
O Festival será totalmente gratuito e contará com 12 shows de artistas nacionais e internacionais, workshops e oficina de construção de instrumentos de percussão a partir de elementos da natureza e resíduos do próprio evento. A novidade, para este ano, é a formação de uma “street band”, nos moldes das que tocam em New Orleans, para fazer todas as noites um trajeto da praia principal até a área do festival, convidando moradores e turistas para o início das apresentações e entretendo o público nos intervalos entre os shows.
Nos últimos dois anos de realização do festival, workshops gratuitos de artistas que são referência em seus instrumentos, nacional e internacionalmente, foram ministrados a músicos e estudantes de música do estado. Workshops de sax com Leo Gandelman, contrabaixo com Arthur Maia, Violão de 7 cordas com Yamandú Costa, gaita com Flávio Guimarães e técnica vocal com Taryn Szpillman, para citar alguns, foram prestigiados por um público atento às dicas e técnicas destes grandes mestres.
Além de workshops gratuitos com músicos renomados, o Festival vem oferecendo, em suas edições, oficinas socioambientais em parceria com ONGs locais. Através de Oficinas de Produção e de Roadies (assistentes de palco), jovens de comunidades carentes tomam conhecimento de um campo de trabalho interessante para os mesmos e que ainda é extremamente carente de mão de obra qualificada. Nas oficinas de reciclagem, músicos/artesãos mostram como elementos da natureza e detritos podem se tornar instrumentos musicais.
Acesse a programação completa do Fest Bossa & Jazz Pipa 2012 no site: www.festbossajazz.com.br . Abaixo, você confere as principais atrações.
Alma Thomas (Foto: Divulgação)Alma Thomas (Foto: Divulgação)
Ao se mudar para o Brasil em 2004, aos vinte anos de idade, a cantora e compositora novaiorquina Alma Thomas não imaginava que 8 anos depois estaria com 3 discos gravados, composições suas incluídas em filmes ("Se Eu Fosse Você" e "De Pernas Pro Ar") e novela ("Passione"), e participações em grandes festivais de Jazz por todo o território nacional. Inevitavelmente, nossa música foi se amalgamando à sua e o repertório do seu show hoje inclui Carmen Miranda, Sivuca e Jackson do Pandeiro.

Ari Borger Quartet se apresenta no SESC em São José dos Campos (Foto: Divulgação)Ari Borger Quartet (Foto: Divulgação)
Completando 20 anos de carreira em 2012, o paulista Ari Borger é o maior nome do Piano Blues no Brasil e, além de colecionar gravações com os principais nomes do blues no país, desenvolveu um trabalho autoral com a AB4, seu poderoso quarteto que nos últimos anos tem tocado nos principais festivais de jazz no Brasil, Estados Unidos e Europa. Seu trabalho possui influências diversas que vão do blues clássico, passando pelo jazz groove de Jimmy Smith, até o samba-funk de Wilson Simonal.

Brazilian Blues Band (Foto: Divulgação)Brazilian Blues Band (Foto: Divulgação)
Natural de Brasília, é hoje uma das principais bandas do chamado “Blues & Roll” no país, levando seu blues com pegada rock and roll e letras em português. A banda compõe suas letras em português por acreditar que o idioma é detentor de todo o sentimento necessário ao bom e velho blues e, sempre que possível, inserem elementos de MPB, fazendo um blues com sotaque e tempero brasileiríssimos.

Brazuca Jazz (Foto: Divulgação)Brazuca Jazz (Foto: Divulgação)
Tudo começou quando dois músicos tiveram a ideia de formar um grupo de música instrumental, satisfazendo seus interesses musicais em produzir, compor, desenvolver e divulgar essa forma de expressão cultural na cidade de Mossoró, RN. Com o repertório voltado basicamente para a música e a cultura brasileira, o grupo apresenta um sotaque jazzístico, resultante das diversas influências de cada músico. No Festival terão como convidado especial o baixista Arthur Maia.

Os Cariocas (Foto: Divulgação)Os Cariocas (Foto: Divulgação)
Grupo vocal formado no Rio de Janeiro, em 1942. Os Cariocas fizeram escola na arte de cantar música popular misturando polifonia e efeitos rítmicos. Em 2011, o CD "Nossa Alma Canta" dá o PRÊMIO DA MÚSICA para o grupo Os Cariocas. Em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio, o tradicional prêmio, organizado há 22 anos, elege pela quarta vez o conjunto Os Cariocas como o melhor grupo de MPB.

Coco Montoya (Foto: Divulgação)Coco Montoya (Foto: Divulgação)
O Californiano Coco Montoya, que começou sua carreira nos anos 70 como baterista do grande Albert Collins, logo foi apadrinhado pelo mestre e dele recebeu as dicas para tornar-se um exímio guitarrista. Já no início dos anos 80, foi escalado para ser guitarrista da Bluesbreakers de John Mayall, posição que ocupou por 10 anos. Atualmente, é um dos grandes nomes do Blues Moderno.


José James (Foto: Divulgação)José James (Foto: Divulgação)
Nascido e criado em Minneapolis, ouvindo Prince, Hip Hop e Jazz Moderno, José James mudou-se para Nova York, onde, em 2008, iniciou uma carreira de sucesso com sua fusão contagiante de Soul, Hip Hop e Jazz e uma voz calorosa e encorpada, de tom grave. Com passagens pelas melhores casas de show do mundo, como L'Olympia, de Paris, Lincoln Center e Dizzy’s, em Nova York, e Cotton Club, em Tokyo, James vem ao Brasil para mostrar o que há de mais atual no cenário do Jazz contemporâneo.
Sérgio Groove (Foto: Divulgação)Sérgio Groove (Foto: Divulgação)
Natural de Natal, RN, Sérgio Groove é destaque no cenário musical nacional, e seu talento como baixista o coloca na condição de instrumentista virtuoso. Atualmente, reside em Boston (EUA), onde acompanha vários artistas e ministra diversos Workshops. Músico versátil, Sérgio transita em vários segmentos da música contemporânea, tocando do forró ao jazz.

Um comentário: