MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para salvar boi, empresário cria fazenda com 260 minianimais


Animal seria abatido porque era considerado muito pequeno.
Bichos estão em exposição na Festa do Peão em Barretos, SP.

Clayton Castelani Do G1 Ribeirão e Franca

Miniboi nelore é considerado raridade pelo criador (Foto: Clayton Castelani/G1)Miniboi nelore é considerado raridade  (Foto: Clayton Castelani/G1)
O sonho de infância do empresário Claudio Marciel, de 46 anos, era ter um pônei igual aos da fazenda perto da casa onde morava em Capetinga (MG). Há 15 anos ele conseguiu dar um animal da espécie de presente para o filho. Mas foi para salvar do abate um boi que nasceu pequeno demais que ele decidiu empreender num ramo inusitado: a criação de minianimais.
“O dono disse que se eu não o comprasse, ele iria abatê-lo. Fiquei com pena e comprei. Como eu já tinha duas minivacas, fui convidado para participar de exposições de animais pelo Brasil”, contou Marciel, que neste ano levou a Barretos (SP) parte dos seus 260 bichos para uma exposição durante a Festa do Peão.
Marciel explica que os animais diminutos são obtidos por meio do cruzamento de espécies pequenas. “Vamos fazendo os cruzamentos com bichos cada vez menores até chegar àqueles que são miniaturas perfeitas, totalmente proporcionais”.
Gabriela é apresentada a uma minivaca em Barretos, SP (Foto: Clayton Castelani/G1)Gabriela é apresentada a uma minivaca em
Barretos, SP (Foto: Clayton Castelani/G1)
No minizoológico montado em Barretos, alguns dos bichos se destacam pela beleza. É o caso do miniboi da raça nelore de 80 centímetros, metade da altura do original. “É uma raridade, o único que eu tenho na fazenda”, diz Marciel, que também disse que pretende criar um centro de exposições de minianimais em Franca (SP). “Quero incentivar a visita de crianças que vivem nas cidades e nem sabem de onde vem o leite que elas bebem.”
Indícios de que o novo negócio será bem sucedido estão presentes no próprio Parque do Peãozinho, local do Parque do Peão de Barretos onde estão expostos os minianimais. Pais como o economista paulistano Ricardo Bonzo Filho, de 34 anos, afirma que o contato com os bichos é uma oportunidade de ensinar a sua filha Gabriela, de 2 anos, algo sobre o meio rural. “Ela é criada em apartamento, nunca viu uma vaquinha assim na vida. É um jeito de explicar a ela o que é uma fazenda”.
O empresario Claudio Marciel com a minicabra de estimacao Chayene (Foto: Clayton Castelani/G1)O empresário Claudio Marciel com a minicabra de estimação Chayene (Foto: Clayton Castelani/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário