MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Negócios em SP se especializam em doces como cupcakes e cheesecakes


Doces dos EUA fazem sucesso com consumidores em São Paulo.
Empresários montam lojas e chegam a vender 1,5 mil minicupcakes por dia.

Do PEGN TV

Empresas se especializam na produção de doces e investir em um só tipo de guloseima virou febre em São Paulo. Tem loja que só vende minicupcakes e outras só cheesecake, como a empresária Fernanda Zekcer que descobriu uma receita de sucesso e montou um negócio lucrativo.
O cheesecake, ou bolo de queijo, é um doce muito comum nos Estados Unidos. Foi numa viagem ao país que a advogada Fernanda apostou na ideia e a trouxe para o Brasil.
Fernanda teve um cuidado que todo pequeno empresário deve ter no começo: o de não dar o passo maior do que as pernas. Ela montou o negócio na cozinha de casa. Sem aluguel e outras despesas, derrubou o custo do bolinho.
Um cheesecake custa aproximadamente R$ 0,90 e é vendido a R$ 3 a unidade, mais de 200% de lucro. A empresária investiu R$ 15 mil no negócio. Comprou geladeira, forno e batedeira. E diferenciou o cheesecake. Fernanda usa creme de leite, ovos, creme de queijo e um ingrediente extra: ela misturou leite condensado no cheesecake.
“É só um toque, corresponde a um quarto de toda a receita, mas faz toda a diferença”, diz. Ela colocou, também, uma base no bolinho, que nada mais é do que bolacha triturada. “A gente coloca a bolacha no triturador, com um toquezinho de canela, para dar uma diferença, e a manteiga para formar a massa. É só triturar tudo”, diz.
O biscoito é pressionado no fundo da forma. A empresária põe a massa em cima, leva ao forno e pronto. A produtividade é alta. Em cada um, coberturas como raspa de limão, doce de leite, chocolate e calda de frutas vermelhas.
Além do minicheesecake, a empresária faz tortas de até 2 quilos e meio. Custam de R$ 45 a R$ 120. Para seduzir o cliente, Fernanda monta uma mesa de degustação.
“Eu conhecia o americano, mas realmente esse aqui é bem mais leve, mais suave, mais aerado, apesar de ser um pouquinho mais doce”, revela a cliente Fernanda Winkler.
A empresária faz 200 cheesecakes por dia. Fatura R$ 7 mil por mês. Ela ainda trabalha como advogada, mas já pensa em deixar a carreira para faturar mais. “É um sonho que eu estou realizando e que está cada vez mais próximo. A gente está contratando uma empresa especializada em consultoria de mercado e a ideia é abrir uma lojinha que tenha toda cara da cheesecakeria, a gente venda bastante e ganhe bastante dinheiro”, diz.

Cupcakes
Outros empresários saíram na frente. Willian e Priscila Aguiar conheceram outro tipo de bolo nos Estados Unidos, o cupcake. E não perderam tempo. De volta ao Brasil, montaram uma loja especializada em cupcakes. Pequenos, delicados e coloridos.

“Nós já temos esse costume de consumir um cake, fazer muitos bolos em casa, e aí com essa febre do cupcake, tanto do americano vindo para o Brasil, hoje nós já temos uma variedade muito grande dos tradicionais, e eu vi a oportunidade de ter um cupcake gourmet”, revela Priscila.

Os empresários investiram R$ 370 mil no negócio. Fizeram uma reforma completa em uma loja. Do jardim à decoração interna: papel de parede, luzes amarelas suaves, vitrine de madeira de reflorestamento e uma tela mutante com os sabores de capcakes.

“Eu tenho uma loja que metade dela eu tento trazer aquele ar cosmopolita de Nova York, e também tenho que trazer aquela tradição de Paris. A gente tentou desenhar isso com papel de parede, com a luz, e com a forma de como está o ambiente dividido na loja”, diz o empresário.

Na cozinha, o diferencial é o que a receita dos bolinhos não tem: a massa não leva nem ovo, nem leite. Só farinha de trigo, óleo de canola e um pouquinho de açúcar.
O bolinho tem quatro estágios de produção. A base é uma massa. Em cada uma, ela faz um furinho para colocar o recheio. Há um bolo de chocolate e de ganache de chocolate, por exemplo. Para esconder o furinho, um creme vegetal em forma de caracol. E o toque final de decoração: um pedacinho de cereja. Cada um pesa 12 gramas.
Na vitrine da loja, uma mistura de cores e sabores cativa olhos e paladares. Cupcake de cenoura com um pedacinho de goiaba em cima, de capuchino com o toque de cacau em pó, de chocolate com pimenta, de maçã com casquinha de amêndoa, e por aí vai. Ao todo, 100 sabores.

“Ele é bem mais leve, é uma massa mais fresquinha, o creme em cima dá um adocicado bom, e é bom para quem está de dieta. Engana um pouco a dieta, porque é pequenininho. Todo mundo acha que é pequeno, mas é um doce mesmo”, avalia Tatiana Back, consumidora.
Um ano depois de aberta, a loja de minicupcakes já vende 1,5 mil unidades por dia. Cada uma custa R$ 2,90. E também fornece para eventos de empresas. O faturamento cresce 25 % ao mês. E os empresários nem pensam em parar por aí.

“Agora a gente planeja expandir para outros locais da cidade de São Paulo, porque hoje nós ficamos aqui em um endereço único, e nós já fomos solicitados a estarmos presentes em alguns shoppings da cidade”, revela o empresário.

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