MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Luxo do campo invade a Expointer e movimenta o comércio no parque


Evento se destaca pela quantidade de expositores voltados ao glamour.
Feira agropecuária realizada em Esteio segue até o dia 2 de setembro.

Luiza Carneiro Do G1 RS

Artista Nadia Garbinatto exibe obras feitas com com ferraduras usadas (Foto: Luiza Carneiro/G1)Artista Nadia Garbinatto exibe obras feitas com com ferraduras usadas (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Não são apenas os animais que chamam a atenção na 35ª edição da Expointer. O comércio é também um forte atrativo para novos negócios, exposição de marcas e diversão dos visitantes. Ao longo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o agronegócio se mistura ao glamour. Entre os corredores, mulheres e homens exibem roupas de couro e lã, botas customizadas e chapéus típicos da cultura tradicionalista. Nas vitrines, lojas de luxo marcam presença e aproveitam para se promover no local onde há maior concentração de público interessado.
Uma marca argentina expõe seus produtos na feira há nove anos. Voltada ao público que gosta de roupas e acessórios do país e esportes equestres, apresenta além de trajes estilo alfaiataria, uma linha em prata e alpaca. “Recebemos aqui as mulheres mais charmosas do evento”, comenta o gerente Germán Duarte. Enquanto os companheiros negociam o preço dos animais, as mulheres aproveitam para ir as compra, explica Duarte: “As vendas são sempre muito fortes quando participamos. Neste ano estamos com duas lojas”.
Lojas vendem produtos de luxo como botas com couro tratado (Foto: Luiza Carneiro/G1)Lojas vendem produtos de luxo como botas com
couro tratado (Foto: Luiza Carneiro/G1)
No Pavilhão do Artesanato, além das típicas cuias e tapetes com peles de animais, uma banca chama atenção pela temática sustentável. Nadia Garbinatto produz arte em ferraduras usadas. “Faço tudo em um atelier em casa. É tradição na minha família há muitos anos”, conta a artista. Os ferros são usados depois de descartados, limpados, algumas vezes queimados, e pintados para ganhar brilho. “É reciclado por inteiro. Depois soldamos e montamos as peças”, explica.
Do processo, surgem porta-vinhos, porta-cuia de chimarrão, enfeites de mesa e de parede. “O que mais gosto é este com o mapa do Rio Grande do Sul”, aponta a mulher. Sem loja fixa, Nadia comenta que sua renda é tirada através das exposições das obras em feiras em todo o estado.
Outro ponto atrativo da Expointer neste ano é a reformulação do Pavilhão da Agricultura Familiar. Um dos pontos mais visitados nas edições anteriores, foi ampliado em 2012. Com o aumento dos espaços, a expectativa é de que as vendas no setor subam 25% em relação ao ano passado, quando foi gerada receita de R$ 1 milhão. A 35ª Expointer ocorre até o dia 2 de setembro e promete público de 500 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário