MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Greve nas universidades provoca onda de furtos a repúblicas em Itajubá


Estudantes estão intimidados com os roubos nas moradias do município.
PM informa que número de assaltos cresceu 30% na cidade.

G1 Sul de Minas

A greve nas universidades federais tem trazido vários efeitos colaterais. Em Itajubá (MG), onde fica a Unifei, os professores não aderiram à greve, mas devido à paralisação dos auxiliares administrativos, as aulas ainda não recomeçaram na unidade. Com isso, um dos problemas tem sido o aumento no número de furtos às repúblicas dos estudantes.
Sem aulas, muitos alunos estão fora da cidade e as invasões às moradias cresceram cerca de 30%, segundo a Polícia Militar. Somente neste ano, 18 casas foram arrombadas nos bairros próximos a universidade federal. Deste total de casos, 15 foram no bairro Pinheirinho, onde ficam a maior parte das repúblicas.

Ainda segundo a PM, de janeiro a julho deste ano, foram registrados 190 furtos a residências no município.
Em uma casa onde moram 11 estudantes, bandidos tentaram entrar duas vezes em menos de um mês e nem mesmo a cerca elétrica e o cachorro no quintal conseguiram inibir a ação dos assaltantes. O estudante Matheus Lasmar explica que os moradores estão pensando em novas formas para garantir mais segurança. “Pensamos em reforçar a casa para tentar inibir a ação dos bandidos”, conta.

Outro estudante, Héber de Castro apóia a idéia. “Vamos aumentar a cerca elétrica, melhorar a iluminação e de repente colocar mais um cachorro no quintal”, diz.
Agora estou com medo de ficar aqui. Meus companheiros de casa também estão assustados"
 
Matheus Macedo, estudante
Na república em que mora Luciano Augusto Rezende, a cerca elétrica também não foi eficaz. Na última semana, quando muitos colegas estavam viajando e alguns dormindo, os bandidos entraram na casa. “Não adianta nada ter a proteção no entorno da casa. Os bandidos sempre dão o jeito de entrar e não sabemos mais o que fazer. Até mesmo a Polícia não tem nos ajudado”, frisa.

Segundo a Polícia Militar, os ladrões aproveitam o momento em que não tem ninguém na casa para invadir. Em uma república onde moram nove estudantes, eles aproveitaram que não tinha ninguém na casa para invadir. Tentaram arrombar a janela e sem conseguir, quebraram a porta e entraram pela cozinha.

Um dos moradores, Matheus Macedo conta que chegou e encontrou a casa revirada. “Eles levaram muitos objetos nossos. É complicado, porque agora estou com medo de ficar aqui. Meus companheiros de casa também estão assustados”, comenta.
O estudante Nicolas Ferreira comenta que a república em que ele vive é a quinta casa a ser roubada. “É um absurdo, estamos desamparados por aqui, sem saber o que fazer”.
Uma das moradoras da república, Ticiane Vasco dos Santos encontrou um paliativo para os furtos. “Como existem muitas repúblicas na mesma rua, resolvemos pagar um segurança particular para fazer rondas pelo bairro”, comenta.
Contudo, a medida também não funcionou.
Para o tenente Bruno Gomes, o aumento nos furtos é provocado pela ausência dos estudantes nas casas. “Eles viajam e deixam as casas vazias, o que atrai atenção dos bandidos. Uma medida para tentar evitar isso é manter a vizinhança em alerta. Outra dica é não deixar a luz acesa, porque os bandidos percebem que não há ninguém se a luz estiver acesa durante o dia”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário