MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Crédito fácil e redução do IPI fazem carros seminovos sobrarem em PE


Em algumas agências, a quedas nas vendas chegou a 50%.
A redução do IPI teve um impacto positivo sobre a venda de carros novos.

Do G1 PE

O crédito fácil e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) têm feito os carros usados sobrarem no mercado de Pernambuco – os clientes andam preferindo comprar carros zero quilômetro. As agências que comercializam carros seminovos estão enfrentando uma queda nas vendas – em algumas, a redução chegou a 50%.
Dono de uma pequena agência, Carlos Alberto Ferreira se queixa da dificuldade para dar saída no estoque. “A redução foi em média de 50% na nossa atividade de automóvel seminovo e usado. Nós vendíamos em média 40 carros por mês e hoje foi para 20, com muito esforço e trabalho redobrado”, conta.
A Associação dos Veículos Automotores de Pernambuco diz que o problema não é isolado, todo o setor de seminovos está enfrentando uma queda nas vendas. “O impacto maior foi quando houve a redução do IPI. Foi um impacto de grande valia porque nós, de seminovos, tivemos 30% de redução dos nossos carros”, conta o presidente da associação, Antônio Selva.
A redução do IPI teve um impacto positivo sobre a venda de carros novos. Por isso, quem também trabalha com os seminovos teve de buscar alternativas para manter as vendas. Isso é mais fácil nas grandes agências, ligadas às concessionárias. Como têm um estoque maior, elas conseguem vender os carros usados por um preço mais baixo que a concorrência. “Quando houve a redução de IPI para carro zero, reduzimos também o nosso seminovo. Teve carro que variou 5 a 10% de desconto, fazendo com que a gente permanecesse com a mesma distância de preço que havia antes dessa redução”, explica William Brito, gerente de seminovos de uma agência de carros.
O militar Elias Alves aproveitou a oportunidade e parecia bem satisfeito com a negociação que fez. “Atualmente eu não posso comprar um carro zero, tem que partir pro seminovo. As mensalidades são bem mais em conta”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário