MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Capins exóticos ameaçam vegetação nativa de parque em Brasília


Área é uma das unidades federais de conservação no Planalto Central.
Parque fica na área urbana da capital federal e tem 42 mil e 400 hectares.

Do Globo Rural
Espécies exóticas de capim ameaçam o Parque Nacional de Brasília. O alerta é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O parque fica na área urbana da capital federal e tem 42 mil e 400 hectares.
A área de cerrado, com árvores de porte baixo, galhos retorcidos e casca grossa, é uma das unidades federais de conservação no Planalto Central. Técnicos e pesquisadores do instituto estão preocupados com vegetação nativa, ameaçada por quatro espécies exóticas de gramíneas originárias da África: capim gordura, jaraguá, andropogon e a braquiária.
De todas as espécies invasoras, o capim gordura é a maior ameaça. A gramínea ocupa atualmente uma área de 4,7 mil hectares do Parque Nacional de Brasília e destrói a vegetação nativa do cerrado. Segundo o engenheiro florestal Carlos Romero Martins, a espécie vence a luta com as plantas nativas. “Ele diminui a presença das espécies nativas nessas áreas invadidas”, diz.
Os pesquisadores estudam o controle mais adequado para cada espécie de capim. No caso do gordura, o manejo combina três técnicas. “A realização de uma queimada, a aplicação de herbicida nas touceiras que rebrotaram e o arranquio dos indivíduos que se estabeleceram”, explica Martins.
As formas de controle das espécies invasoras de capim ainda dependem de mais tempo de estudo para serem adotadas em toda a área do parque. Segundo a engenheira florestal, Cristiane Horowitz, o capim alto e seco favorece as queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário