MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aumento de furtos em propriedades preocupa criadores de gado de MG


Ação frequente dos bandidos obrigou a mudança da rotina dos agricultores.
Produtores reivindicam a presença de uma patrulha rural.

Do Globo Rural
Os constantes roubos e furtos nas propriedades preocupam os pecuaristas de São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. A ação frequente dos bandidos obrigou os agricultores a mudar a rotina.
Os ladrões entraram três vezes na propriedade do criador Hamilton Lima e causaram um prejuízo de R$ 70 mil. Ele resolveu vigiar a criação de perto. “Passo o dia e a noite vigiando os bandidos porque eu recebo ameaças”, diz.
O criador Belmiro Vilela Filho estava em casa quando a fazenda foi invadida. Desde então, houve mudança na rotina da propriedade. “Já levaram duas vacas e uma bezerra no valor de R$ 7 mil. Eu estava dentro de casa. Foi sorte minha não ter visto. O produtor não pode possuir uma arma e eles estão vindo preparados”, diz.
A preocupação com a segurança no campo gerou a mobilização no Sindicato Rural. Em um mês já foram realizadas três reuniões com representantes das prefeituras da região, da Polícia Militar e do Instituto Mineiro de Agropecuária. A principal reivindicação dos produtores é a presença de uma patrulha rural.
Segundo o presidente do sindicato, as ocorrências estão cada vez ais frequentes. “Em um breve levantamento, foram apresentados cerca de 30 a 40 boletins de ocorrência nas reuniões”, diz Leonardo de Melo Brandão.
“O sindicato abrange outras cidades. O seu efetivo está reduzindo cada dia mais. Assim que tiver a abertura de concurso público para soldado para ter condições de receber um número maior de efetivo para designar e treinar esse militar para essa patrulha rural”, diz Gilberto de Castro, capitão da Polícia Militar.
Enquanto as ações não são colocadas em prática, o criador Valdir Gonçalves Teixeira, que já teve seis bezerros furtados, investe em segurança. “Contratamos um vigia e iluminamos mais a parte interna do pátio. A gente está investindo em câmera”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário